Planeta Água encontrado perto da Terra
É assim que eu imagino o GJ1214b, uma super-Terra descoberta a apenas 40 anos-luz de distância da gente, orbitando ao redor de uma estrela anã na constelação de Ophiuchus. A boa notícia: 3/4 do planeta são de água. A má notícia: as praias lá são quentes demais.
205 graus Celsius, quente pra cacete. Mas ainda assim, há sinais que indicam que o planeta tem uma atmosfera gasosa (em vez de infestada por partículas sólidas). O GJ1214b é composto na maior parte de água e gelo, e um quarto do planeta é rocha. Como diz Zachory Berta, formado no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica: "Apesar de sua temperatura quente, ele parece ser um planeta-água. Ele é bem menor, mais frio e mais parecido com a Terra que qualquer outro exoplaneta".
A outra boa notícia é que ele foi descoberto por um conjunto de oito telescópios óticos de 40 cm usando sensores CCD Apogee U42, um tipo de sensor usado por astrônomos amadores no mundo todo. O conjunto faz parte do MEarth Project, que monitora 2.000 estrelas anãs vermelhas por sinais de atividade planetária.
O próximo passo seria colocar o Hubble na direção do planeta, que orbita a estrela a cada 38 horas, e analisar a atmosfera dele. Depois disso, é só escolher: se o planeta for um Wet’n’Wild, a gente se muda pra lá; senão, vamos mandar o Kevin Costner em passagem só de ida pra esse Waterworld. [Eureka Alert]