_Cultura

Este planetário inflável leva você até o céu noturno

Feito pelo estúdio de design Loop.pH, este planetário é uma bolha inflável feita a partir de um mapa das estrelas

Na estrada A13 de Londres, no final de novembro, havia uma esfera estranhamente brilhante embaixo do viaduto sempre congestionado, cercada por uma multidão de pessoas que pareciam entrar e sair da bolha se arrastando.

O evento, chamado Light Night Canning Town, reuniu artistas e amadores para construir instalações baseadas na luz. Muitas delas ficaram ao longo da A13. A segunda edição do evento aconteceu no fim do ano e incluiu este projeto maravilhosamente legal do estúdio londrino de design Loop.pH.

Ele se chama Osmo e é um casulo inflado pneumaticamente feito de mylar — o mesmo material utilizado como isolante em cobertores de emergência e naves espaciais.

Os visitantes puderam rastejar no Osmo, inflado abaixo da A13, graças a uma entrada com zíper. Então era hora de sentar sob as estrelas, projetadas na superfície de quase 9 metros de altura usando lasers.

E as luzes eram precisas? Mathias Gmachl, do Loop.pH, me disse que as projeções se baseiam, de fato, no céu real. A equipe de design usou este mapa da In the Sky, que registra 88 constelações “plotadas em uma grade retangular de ascensão reta – a longitude celeste – e declinação – a latitude celeste,” de acordo com o site.

Isso significa que eles tinham que projetar o mapa retangular 2D em um objeto aproximadamente esférico. Foi o que eles fizeram, usando o programa de modelagem 3D Rhino e o software de desenho paramétrico Grasshopper. O modelo final acabou ficando assim:

Então, obviamente, não é uma representação perfeitamente realista de como vemos o céu noturno: é como se você fosse a própria Terra, capaz de olhar para cima, para baixo, ou qualquer outra direção, sem se preocupar com o horizonte, com estações ou quaisquer outros fatores.

[vimeo 113932839 740 416]

Não é uma se fosse uma ciência exata — e, para uma instalação projetada para divertir pessoas, está de bom tamanho. O Loop.pH chamou o projeto de Osmo, mas também deu um subtítulo: Um guia para iniciantes sobre como construir o cosmos. Isso é uma maneira ainda mais precisa de descrevê-lo: um diagrama fragmentado da nossa galáxia, desdobrando-se ao nosso redor.

Imagens por Loop.pH

Sair da versão mobile