O divertido plano dos EUA para impedir um apocalipse zumbi

Ficamos sabendo há alguns dias que a NASA está se preparando para se comunicar com alienígenas. Não significa que descobrimos vida inteligente fora da Terra, mas precisamos saber desde já como agir nesse cenário. Da mesma forma, o Pentágono possui um documento de 30 páginas detalhando como eles iriam reagir a um apocalipse zumbi. A […]

Ficamos sabendo há alguns dias que a NASA está se preparando para se comunicar com alienígenas. Não significa que descobrimos vida inteligente fora da Terra, mas precisamos saber desde já como agir nesse cenário. Da mesma forma, o Pentágono possui um documento de 30 páginas detalhando como eles iriam reagir a um apocalipse zumbi.

A proposta do documento CONOP 8888 é “preservar humanos ‘não-zumbis’ das ameaças impostas por uma horda zumbi… para preservar a santidade da vida humana”. Por trás dessa ideia absurda, há algo bastante sério.

O documento já começa dizendo: “este plano não foi concebido como uma piada”. É que membros do comando estratégico americano descobriram que esta é uma ferramenta de treinamento bastante útil. Primeiro, ninguém acharia que este é um plano real do Pentágono. E em segundo lugar, ele é bem divertido:

Como o plano era bem ridículo, nossos estudantes não só gostaram das lições: eles conseguiram explorar conceitos básicos no desenvolvimento de planos e ordens (fatos, pressupostos, tarefas específicas e implícitas, referências etc.) de forma bem eficaz… Se você suspender a realidade por alguns minutos, este tipo de treinamento pode tornar um assunto árido e monótono em algo bem divertido.

O CONOP 8888 tem data de abril de 2011. Ele não é secreto, mas só pode ser acessado através do Intelink, rede de intranets americana; ele foi divulgado inicialmente pela Foreign Policy.

No caso de um apocalipse zumbi, haveria uma força de defesa para monitorar o ambiente e possíveis ameaças – é o ZOMBIECONS ou Z-CONS. E, claro, as forças militares estariam livres para combater os zumbis, seja armando armadilhas ou matando.

A melhor parte do documento talvez seja a parte que descreve os tipos de zumbi:

Então eles entram nos detalhes técnicos do plano, para identificar a ameaça zumbi, contê-la e restaurar a ordem no mundo. Você pode conferir tudo no documento abaixo – e, quem sabe, já ir se preparando para um Walking Dead da vida real. [Foreign Policy via Business Insider]

Foto por Gage Skidmore/Flickr

Sair da versão mobile