_Natureza

O engenhoso plano de um rapaz de 20 anos para que o oceano se limpe sozinho

Boyan Slat, holandês de apenas 20 anos, tem um ambicioso projeto para que o oceano se limpe sozinho.

Um rapaz holandês com 20 anos de idade é quem lidera um dos projetos mais ambiciosos para limpar o oceano: ele quer retirar metade dos detritos plásticos que flutuam no Oceano Pacífico em uma década.

O nome dele é Boyan Slat, e o rapaz tem um plano engenhoso para executar o projeto. Em vez de buscar e colher o lixo por toda uma eternidade, ele quer o que o oceano se limpe sozinho.

A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são jogados nos mares. O plano de Slat consiste em instalar enormes barreiras flutuantes em locais de marés rotativas pela mundo (chamadas de giros), e deixar que o plástico flutue naturalmente para dentro destas barreiras. E diferente de barreiras de redes, que prendem e matam a vida oceânica, elas são grandes amortecedores em formato de V.

A organização de Slat sem fins lucrativos, a Ocean Cleanup, diz que a corrente marítima passa por baixo das barreiras, permitindo que animais oceânicos passem por baixo dela sem correr riscos. Já o plástico flutuando, por sua vez, é funilado para cima e se concentra na superfície da água, de onde pode ser recolhido com facilidade.

Mês passado, foi anunciado que este sistema de limpeza oceânica — que a companhia diz ser o primeiro do mundo — será lançado em 2016. A Ocean Cleanup planeja instalá-lo próxima a ilha japonesa Tsushima, localizada entre a prefeitura de Nagasaki e a Coreia do Sul. O aparelho para capturar detritos terá cerca de 2.000 m de extensão e é tido como a maior estrutura flutuante já colocada no oceano.

No futuro, se tudo for de acordo com os planos da empresa, mais destas estruturas que recolhem plástico serão instaladas pelo mundo.

Em agosto, a Ocean Cleanup enviará 50 navios para vasculhar a área entre o Havaí e a California a fim de criar o primeiro mapa em alta resolução de plástico flutuando no Oceano Pacífico.

A equipe de Slat conta com 100 oceanógrafos, engenheiros navais, tradutores, designers e outros. Ele conta ainda com o suporte de figuras políticas importantes, como o prefeito de Tsushima e o prefeito de Los Angeles.

A Ocean Cleanup começou como uma campanha de crowdfunding que arrecadou US$ 2 milhões no ano passado. Bem impressionante para um rapaz de 20 anos com uma grande ideia.


(O vídeo acima tem legendas em português!)

Imagens: Ocean Cleanup

Sair da versão mobile