Apaixonados por natureza e “pais de plantas”, essa dica é para vocês!

Um grupo de ex-profissionais da Apple e da Nike desenvolveu um aplicativo que vem sendo chamado de “TikTok das plantas” por disponibilizar todas as informações que o usuário precisa para manter sua “filha” forte e saudável.

O que é

Chamado “PlantLife”, o aplicativo já tem plantas em suas mais variadas formas e espécies e é a primeira plataforma de mídia social específica para isso. Um detalhe: está disponível apenas para o sistema iOS.

O PlantLife é semelhante ao TikTok, onde o usuário rola verticalmente para descobrir perfis recheados com fotos de plantas de todas as formas, tamanhos e tons de verde.

Esse é o ambiente perfeito para criadores de plantas que querem uma plataforma para buscar inspiração e compartilhar suas crias sem se sentirem culpados pela exposição, além de fazer uma boa desintoxicação das redes sociais convencionais.

Como usar

1 – Após baixar o aplicativo e criar um perfil na nova rede, o primeiro passo é tirar uma foto não apenas de você, mas também das suas plantinhas.

2 – Depois desse passo inicial, o PlantLife questiona “que tipo de amante de plantas você é. Suas plantas são internas ou externas? Você é um iniciante no mundo da horticultura ou um pai de plantas de nível avançado?”. Ao responder essas perguntas, outras informações são preenchidas e daí para frente basta seguir cada passo pedido.

3 – A ferramenta ainda pergunta aos novos usuários que tipo de conteúdo de plantas sustentáveis ​​eles desejam ver ao rolar o feed, e tem opções como jardinagem, paisagismo, entre outros.

Fórum para dúvidas

Além de poder, escolher o que deseja ver, o aplicativo também funciona como um tipo de fórum da comunidade, onde o usuário pode conhecer mais sobre o tipo de planta que está postando, por exemplo, a idade.

Embora o PlantLife ainda não tenha a ferramenta de identificação através da câmera do smartphone (tipo QR code), ainda sim é possível encontrar rapidamente informações sobre as espécies na aba de pesquisa do aplicativo.

E se ainda sim não encontrar a informação que busca sobre determinado assunto, a plataforma criou alguns “clubes” com especialistas do ramo. Então, basta fazer uma pergunta e algum profissional irá esclarecer a dúvida.

Se for necessária uma consultoria mais específica, também existe a opção de marcar um horário com o especialista.

Ao postar uma foto de sua planta, o usuário pode fazer uma descrição de qual espécie é, etc. com esses detalhes, outros seguidores do perfil podem dar dicas de como cuidar e afins.

O aplicativo é gratuito e já está disponível no Brasil. Para baixar basta ir à Apple Store de seu smartphone e instalar.