Durante um evento virtual realizado hoje, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, apresentou o Microsoft Viva, que pretende oferecer diversas ferramentas novas e já existentes para capacitação e melhor integração de funcionários. O projeto surgiu a partir dos desafios apresentados pela pandemia em realizar atividades de forma remota e híbrida.

“Se o ano passado nos deixou uma lição foi a necessidade de reunir a tecnologia, os dados e as informações para criar locais de trabalho sustentáveis e inovadores e para restaurar o capital social perdido com a mudança para ambientes de trabalho híbridos”, disse Nadella. “Quando investimos na nossa força de trabalho e na experiência dos nossos funcionários, podemos ter um impacto direto no engajamento, na retenção e satisfação do cliente, e na rentabilidade. Quando as pessoas prosperam, o negócio prospera.”

A plataforma será equipada com o Microsoft 365, por meio do Microsoft Teams, hub de colaboração em equipe. Ela também vai incluir quatro módulos (Engajamento, Bem-estar, Aprendizagem e Conhecimento) que vão permitir maior desenvolvimento no trabalho diário.

Viva Connections

Opera como um painel de comunicações internas e recursos da empresa, para o funcionário se inteirar de políticas e benefícios, além de ser possível manter um grupo somente para sua categoria, para ampliar a rede de contatos. O aplicativo Connections para o Teams estará disponível na área de trabalho em versão prévia pública no primeiro semestre de 2021, e um aplicativo móvel estará disponível no final deste ano.

Viva Insights

Fornece aos indivíduos, gerentes e líderes insights personalizados com percepções e ações recomendadas do Workplace Analytics e MyAnalytics para aproveitamento de tempo e diminuição da sensação de esgotamento mental e física. Além disso, um novo painel permitirá o feedback dos funcionários no Glint com os dados de colaboração do Viva Insights, para que os líderes consigam identificar as demandas das equipes, ajustar o que precisa ser melhorado e então medir o impacto dessas mudanças ao longo do tempo. O aplicativo Viva Insights no Teams e o novo painel do Glint e Viva Insights já estão disponíveis na versão prévia pública.

Viva Learning

Pode ser visto como um filtro para o acesso às oportunidades de treinamento e desenvolvimento profissional no fluxo de trabalho. Agrega conteúdos do LinkedIn Learning, Microsoft Learn e terceiros, como Skillsoft, Coursera, PluralSight e edX. Com uma biblioteca própria e várias sugestões de cursos e materiais complementares, possibilita ao usuário aprimorar seu conhecimento e até investir na sua carreira, já que em uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, constatou-se que 94% dos seus funcionários permaneceriam em seus cargos por mais tempo se o mesmo proporcionasse uma cultura de aprendizagem fixa. O aplicativo Viva Learning já está disponível em versão prévia privada e, ainda neste ano, oferecerá integrações com os principais sistemas de gestão de aprendizagem, incluindo Cornerstone OnDemand, Saba e SAP SuccessFactors.

 

Viva Topics

Facilita a comunicação entre os funcionários e os especialistas da empresa. A partir do uso de inteligência artificial (IA) aplicada aos dados dos clientes da Microsoft 365, ele organiza automaticamente o conteúdo e a experiência de toda a empresa em categorias relevantes, como “projetos”, “produtos”, “processos” e “clientes”. Assim, facilita na hora de pesquisar alguma informação importante, especialmente se for um funcionário novo que desconhece o histórico. Quando se clica em uma área chamada de “cartões de tópicos”, uma página é exibida com documentos, vídeos e pessoas relacionadas. O Viva Topics já está com disponibilidade geral como um complemento nos planos comerciais do Microsoft 365.

Em um blog post da Microsoft, o consultor de RH Josh Bersin diz que o Viva vai poder gerar um fluxo de trabalho mais ordenado. “Ela é uma inovadora plataforma de experiência do funcionário (EXP), representando uma nova categoria de software empresarial que se concentra inteiramente nas necessidades diárias dos funcionários no trabalho”. Este novo tipo de tendência explorada pela Microsoft está em alta no mercado, com grandes investimentos para adequar a cultura empresarial no formato de trabalho híbrido, buscando respeitar a vida pessoal e o cotidiano dos empregados.

[ZDNet]