
PlayStation 6: o que se sabe sobre o novo console da Sony
A Nintendo lançou seu console de nova geração há pouco mais de uma semana e, ao que tudo indica, outras gigantes da indústria, como Microsoft e Sony, por exemplo, também devem oficializar suas novas plataformas gamer dentro dos próximos dois ou três anos — o que pode incluir o PlayStation 6.
Recentemente, em uma entrevista para investidores, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, começou a dar as primeiras pistas sobre o que pode ser a plataforma PlayStation 6. Segundo o chefe da companhia, internamente a intenção é “explorar uma maneira nova e melhorada de os jogadores se envolverem com nosso conteúdo e serviços”.
Até o momento não há muitas informações oficiais sobre o PS6. No entanto, já se sabe que a AMD será a fornecedora de chips para o próximo console da Sony. Aliás, a empresa já teria finalizado o processo de desenvolvimento de alguns componentes essenciais. Ou seja, pode sinalizar que o lançamento do produto não está muito distante.
Existem alguns rumores que dão conta de que o anúncio deve ocorrer dentro dos próximos dois anos, o que coincide com a janela de lançamento do próximo console da Microsoft. Porém, informações recentes colocam as estimativas para 2028.
PlayStation 6
Na entrevista, Nishino comentou a ascensão do mercado de “Cloud Gaming”, que está cada vez mais acessível em eletrônicos que não necessariamente foram desenvolvidos para jogos, como smartphones, tablets e até smart TVs. O CEO reconhece que o modelo de jogos em nuvem pode, sim, ser “sustentável para o crescimento a longo prazo”, mas com algumas ressalvas.
A principal delas é a dependência de conexão de rede estável para a execução dos jogos em nuvem, algo que não é possível controlar. Em sua avaliação, a maioria dos jogadores ainda preferem utilizar dispositivos de hardware local para executar seus games favoritos com segurança. Isso tem se observado no bom desempenho de vendas de PS5 e PS5 Pro.
Hideaki Nishino afirmou também que o futuro da plataforma PlayStation é uma prioridade. Isso foi interpretado como uma referência à nova geração de consoles da marca. No geral, o CEO da companhia não deu muitas pistas do que o público pode esperar do PlayStation 6. Porém, as movimentações recentes sugerem que a plataforma de nova geração está nos foco dos esforços da japonesa para os próximos anos.