_Espaço

Plutão agora é oficialmente uma espécie de submundo

A União Internacional de Astronomia, que define a nomeação dos corpos celestes, anunciou que o tema do submundo irá nomear as características de Plutão.

Se você conhece mitologia, já está familiarizado com o homônimo do planeta anão congelado; Plutão, o deus romano do submundo, também conhecido como Hades na mitologia grega. Ele era responsável principalmente pelos mortos, o que parece um ótimo de um emprego.

• Cientistas da NASA têm um plano para transformar Plutão em um planeta de novo
• Vídeo da NASA projeta como seria pousar em Plutão

Recentemente, a União Internacional de Astronomia (IAU, na sigla em inglês), que define a nomeação dos corpos celestes, tornou o status assustador de Plutão oficial: a organização anunciou que o tema do submundo está aprovado para nomear as luas, montanhas, crateras, cânions e colinas.

A decisão vai ajudar a formalizar muitos dos nomes informais já dados para os acidentes geográficos de Plutão, como o Cthulhu Regio e o Norgay Montes. Cthulu é obviamente o deus monstro de O Chamado de Cthulu de H. P. Lovecraft, e Norgay Montes foi batizado em homenagem a Tenzing Norgay, o primeiro homem a escalar o Everest junto com Sir Edmundo Hillary.

A equipe da missão New Horizons da NASA, que foi lançada em 9 de Janeiro de 2006, conduziu um vôo de reconhecimento em 2015 em volta de Plutão. No mesmo ano do vôo, a New Horizons lançou uma campanha para que o público ajudasse a dar nomes aos acidentes de superfície de Plutão, e por isso algumas regiões foram batizadas dessa maneira.

Por fim, a NASA agora decidiu que os acidentes geográficos da maior lua de plutão, Caronte, e suas quatro luas menores, Styx, Nix, Kerberos e Hydra, ganharão nomes inspirados na mitologia relacionada ao nome de cada corpo celeste. Plutão, por exemplo, vai ter regiões nomeadas a partir das deidades associadas com o submundo, bem como cientistas que estudaram Plutão e o Cinturão de Kuiper. Charon, inspirada no barqueiro que atravessa o rio Estige no submundo, vai ter características nomeadas com base em viajantes espaciais e naves fictícias. Melhor de tudo, Kerberos, a lua que tem o nome inspirada em Cérbero, o cão de três cabeças do submundo, vai ter seus acidentes geográficos nomeados com base em cães fictícios e mitológicos.

Cães bonzinhos do submundo. (Imagem: Wikimedia Commons)

Dar nomes aos planetas e luas baseando-se em deuses e deusas tem sido uma antiga tradição, mas é bem mais maneiro se essas deidades são infernais e assustadoras.

[NASA]

Imagem do topo: NASA/New Horizons

Sair da versão mobile