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Pneus sem ar da Michelin estão prestes a virar realidade

Há anos, empresas de pneus prometem rodas sem ar para veículos grandes. Uma dessas promessas é o Tweel, da francesa Michelin.

Há anos, empresas de pneus prometem rodas sem ar para veículos grandes. Uma dessas promessas é o Tweel, da francesa Michelin: uma roda cujos raios flexíveis de poliuretano se conectam ao centro. Dessa forma, ele absorve impactos e não precisa ser enchido toda vez.

A Michelin anunciou que, nesta semana, vai inaugurar uma nova fábrica nos EUA especialmente para produzir esses pneus sem ar “para amplo uso comercial”.

Isso significa que eles serão usados inicialmente em retroescavadeiras e cortadores de grama. O Tweel passa por cima de tachinhas e de pregos e continua funcionando normalmente; ele também promete um percurso mais estável, sem os “saltos” de um pneu comum.

O Torque News sugere que a nova roda da Michelin poderia ser usada em veículos da BMW. A nova fábrica que produzirá o Tweel fica na Carolina do Sul (EUA), a 40 minutos da maior fábrica da alemã no mundo.

Além disso, ela é a principal montadora a adotar pneus de esvaziamento limitado (ou pneus run-flat) que, mesmo furados, permitem ao veículo chegar a 90 km/h a uma distância de pelo menos 100 km. (Eles não foram totalmente aprovados pelos consumidores, no entanto.) O carro elétrico BMW i3 também tem pneus diferentes do comum.

Pneus sem ar não são uma completa novidade. A Michelin vem testando o Tweel desde pelo menos 2005; a Bridgestone promete um pneu desses para carros comuns; e a Polaris já vende quadriciclos (ATVs) com pneus sem ar.

Mas, com a nova fábrica da Michelin, eles estão um passo mais próximos de chegarem a veículos comuns. Até lá, no entanto, melhor não jogar fora seu estepe. [Autoblog e Torque News]


Imagens por Michelin

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