A polícia de Victoria, na Austrália, está recomendando que as pessoas não usem os mapas do iOS 6 por preocupações de segurança. Quais são as preocupações? Nada demais, só algumas pessoas perdidas em um parque remoto.

O Murray Sunset National Park está localizado cerca de 70 quilômetros da cidade de Mildura, no estado de Victoria, e qualquer software de mapeamento minimamente decente poderia afirmar com certeza que os dois lugares são bastante diferentes. Mas não o Apple Maps.

Nas últimas semanas, a polícia de Mildura respondeu chamadas de emergência de motoristas que se perderam após serem mandados para lá pelo Apple Maps. O software acredita que Mildura está localizada no meio do parque.

Não há água no parque e as temperaturas podem chegar a 50 graus celsius no sol do verão, diz a polícia, tornando este um caso bastante sério. Alguns motoristas localizados pela polícia chegaram a ficar 24 horas sem comida ou água e andaram longas distâncias em terrenos perigosos para conseguir sinal telefônico.

A polícia fez seus próprios testes e descobriu que o Apple Maps de fato está mandando motoristas para o meio do nada, e agora alerta para essas pessoas não usarem o serviço do iPhone até que a Apple conserte-o. Isso é bem pior do que a vez que a Apple mandou pessoas que buscavam um hospital para a casa de um estranho. [Victoria Police]

ATUALIZAÇÃO: A Apple corrigiu o erro do Maps, colocando a cidade de Mildura no seu devido lugar – a 70km do parque nacional.