_Amazon

Polícia nos EUA arma arapuca para pegar ladrões de caixas da Amazon

Uma das coisas mais irritantes de se fazer compras online é que, se seu pacote for deixado em algum lugar visível antes que você possa pegá-lo, há uma boa possibilidade de que algum bandido oportunista o pegue. Isso certamente vale para pacotes da Amazon, que está bem acostumada com relatos de roubo. E qualquer um […]

Caixa com logotipo do Amazon Prime

Justin Sullivan/Getty

Uma das coisas mais irritantes de se fazer compras online é que, se seu pacote for deixado em algum lugar visível antes que você possa pegá-lo, há uma boa possibilidade de que algum bandido oportunista o pegue. Isso certamente vale para pacotes da Amazon, que está bem acostumada com relatos de roubo. E qualquer um que já tenha perdido um pacote por roubo pode confirmar que não só é bem chato como também pode ser uma dor de cabeça gigante para relatar.

O estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, já se cansou disso. A agência de notícias Associated Press noticiou na quarta-feira (12) que a Amazon está trabalhando com autoridades locais em uma isca para identificar possíveis ladrões. O projeto usa câmeras de campainha e pacotes falsos equipados com dispositivos de rastreamento para pegar os bandidos no pulo:

O chefe da polícia de Jersey City, Michael Kelly, disse à Associated Press que os locais para câmeras e caixas foram selecionados usando as próprias estatísticas de crime da cidade e mapeando os locais de roubo fornecidos pela Amazon.

“A maioria dos roubos de pacotes em que fizemos prisões giram em torno de circuito fechado de TV ou câmeras de vigilância privadas que nos dão uma imagem estática”, disse Kelly. “Com os pacotes de iscas, alguns estarão sob vigilância por vídeo e outros terão GPS.”

A Amazon estaria supostamente fornecendo equipamentos gratuitos ao departamento para a operação de isca. Um porta-voz da Amazon se recusou a fornecer mais informações sobre como a companhia estava ajudando o programa.

“Apreciamos o aumento do esforço das autoridades locais para combater o roubo de pacotes e continuamos comprometidos em ajudar no que for possível”, disse o porta-voz ao Gizmodo por e-mail. Um representante do Departamento de Polícia de Jersey City não retornou imediatamente um pedido de entrevista.

Como apontou a Associated Press, programas semelhantes foram implementados em outras cidades. Usando o rastreamento por GPS por volta desta época no ano passado, a polícia em Edina, Minnesota, plantou um pacote de isca disfarçado como uma caixa de notebook para pegar um ladrão que o roubou de uma varanda de entrada. Várias outras cidades, como Elk Grove, perto de Sacramento, na Califórnia, também estão entrando em operações de isca. O Departamento de Polícia de Albuquerque, no Novo México, também implementou recentemente um programa de pacotes de iscas.

“Queremos colocar esses caras sob custódia e fazê-los saber que estamos procurando por eles”, disse o policial Simon Drobik, do Departamento de Polícia de Albuquerque, à CBS e à KRQE, afiliada à Fox, sobre a operação.

Além disso, a Amazon tem seus próprios métodos para combater os ladrões. Citando fontes com conhecimento da prática interna da empresa, o Business Insider informou em setembro que a companhia planta pacotes fictícios com motoristas de entrega para ver se eles serão roubados. Um ex-gerente de logística da Amazon, que não teve seu nome revelado, disse ao site que a prática se destinava a ser “uma armadilha… para verificar a integridade do motorista”.

A polícia em cima, com essas operações de isca, parece uma boa razão para se comportar nessa época de festas de fim de ano. Não é difícil, sabe? É só não mexer nas entregas dos outros.

[Associated Press]

Sair da versão mobile