_Drones

Polícia holandesa mostra como está treinando águias para capturar drones

É um drone? É um avião? É um super-homem? Não, é um pássaro!

É um drone? É um avião? É um super-homem? Não, é um pássaro! Para ser mais preciso, é uma águia caçando um veículo aéreo não tripulado como se ele fosse um animal lento e patético que servisse para jantar.

A polícia nacional holandesa decidiu adotar uma postura bem peculiar para capturar drones perigosos. Enquanto outras tentativas se concentravam em usar redes, a ideia do país é treinar uma ave de rapina para capturar a aeronave como se fosse uma presa.

Além disso, comenta-se que a polícia está testando outras soluções eletrônicas e físicas, mas agora ela está de fato em uma fase de testes com águias treinadas para identificar e capturar drones. E os pássaros pegam os drones — neste caso, Phantoms da DJI — como se fossem o almoço.

Faz sentido. Águias são muito boas em interceptar outras criaturas voadoras, e o vídeo (em holandês, perdão) certamente prova que esta habilidade das aves também se aplica aos drones. Mesmo assim, ainda não se sabe o que poderia acontecer se uma águia tentasse abater um drone grande — e não é muito legal imaginar as penas entrando em contato com os grandes rotores.

Apesar dos testes, ainda não está confirmado que a técnica será usada em casos de emergência. Teremos que esperar para ver se as águias são mesmo uma solução mais eficiente que as redes.

[Netherlands National Police via Reddit via IEEE Spectrum]

Foto por Michael Janke/Flickr

Sair da versão mobile