_Clima

Polos da Terra bateram recordes de temperatura ao mesmo tempo

Cientistas estão observando altas anormais nas temperaturas da Antártica, o que não é esperado para essa época do ano

Polos temperatura

Imagem: Marc Marchal/Unsplash/Reprodução

Enquanto o polo Norte está entrando na primavera, o polo Sul se prepara para o outono. As diferentes estações nos levam a crer que, enquanto uma área do globo ficará mais quente, a outra terá um clima mais gelado, certo? 

Mas não é isso que está acontecendo. Para a surpresa dos pesquisadores, assim como o Ártico, a Antártica também está aquecendo nesta fase do ano. Tanto é que ambos os polos estão batendo recordes de temperatura simultaneamente. 

De acordo com pesquisadores da Universidade do Maine, nos EUA, a Antártica estava 4,8 graus mais quente na última semana quando comparada a dados de referência que compreendem de 1979 a 2000. Para o Ártico, a temperatura estava 3,3 graus mais alta que o esperado.

Mas foram as altas em pontos específicos que chamaram mais atenção. A estação Concordia, da Antártica, localizada a 3.234 metros de altitude, registrou na sexta-feira a temperatura de -12,2 ºC. A questão é que a média por lá é 70 graus mais baixa do que isso. Já a estação Vostok atingiu a temperatura de -17,7 ºC, o que é 15 ºC mais quente do que seu recorde anterior.

Ao mesmo tempo, pesquisadores do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo em Boulder, no Colorado (EUA), estavam de olho nas temperaturas do Ártico – que estavam em alguns pontos 50 graus mais altas do que a média. 

Já há evidências de que o Ártico está aquecendo três vezes mais rápido que o resto do planeta, sendo uma área vulnerável às mudanças climáticas. Mesmo assim, os cientistas ainda não culpam o aquecimento global pelas altas temperaturas na Antártica.

Por enquanto, este é um evento isolado, que pode causar preocupação caso volte a se repetir com frequência. Basta ficar de olho para ver se os polos voltarão a bater recordes de temperatura ao mesmo tempo.

Os cientistas já tinham ligado seus alertas para o Polo Sul em fevereiro deste ano. Na época, a Antártica atingiu o menor nível de água congelada no oceano desde que as medições começaram a ser feitas, quatro décadas atrás. A mudança foi atribuída a ventos locais e correntes oceânicas que funcionaram de maneira anormal nesta temporada.

Sair da versão mobile