_Animais

Polvo ancestral com 10 braços ganha nome de Biden

Fóssil de polvo de 328 milhões de anos foi encontrado bem preservado com ventosas ainda presas em seus tentáculos.

Polvo braços

Imagem: K. Whalen/Reprodução

Paleontólogos do Museu Americano de História Natural e da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, revelaram o que parece ser o ancestral direto dos polvos mais antigo já encontrado. O fóssil, que data de 328 milhões de anos, não chamou atenção apenas pela idade. O espécime possuía ainda dez tentáculos, dois a mais do que os animais modernos carregam. 

O polvo foi encontrado na formação de calcário Bear Gulch, em Montana, nos Estados Unidos. O fóssil de 12 centímetros estava muito bem preservado, com ventosas ainda presas em seus tentáculos. O estudo completo foi publicado na revista científica Nature Communications.

O animal foi classificado como o mais antigo vampiropode conhecido, grupo ao qual pertencem os polvos modernos e lulas fantasmas. O comum é que eles tenham quatro pares de tentáculos repletos de ventosas, uma concha interna feita de quitina e um corpo molenga.

Mas o novo polvo tinha um par de braços extra mais comprido. Cientistas sugerem que as estruturas mais longas tenham sido usadas para capturar presas menores com mais facilidade. O bicho também tinha barbatanas, que provavelmente ajudavam a manter sua estabilidade e auxiliavam na hora de nadar. Seu corpo era em formato de torpedo. 

O animal foi atribuído a um novo gênero e espécie, recebendo o nome de Syllipsimopodi bideni. A primeira parte deriva da palavra grega “syllípsimos” para “preênsil” e “pódi” para “pé” – referência ao fato deste ser o cefalópode mais antigo conhecido a desenvolver ventosas. 

Bideni, por sua vez, tem conotação política. O nome é uma homenagem ao presidente americano Joe Biden, que havia acabado de assumir o poder quando a espécie foi classificada.

Sair da versão mobile