_Tecnologia

Desenvolvedores tiram Popcorn Time do ar após disputa interna

Após uma disputa interna, a equipe perdeu o controle do domínio popcorntime.io, e o principal desenvolvedor diz que fechou os servidores de vez.

A versão mais conhecida do Popcorn Time – conhecido como “Netflix pirata” – está fora do ar há alguns dias. É que, após uma disputa interna, a equipe perdeu o controle do domínio popcorntime.io, e o principal desenvolvedor diz que fechou os servidores de vez.

A história é complicada, mas eis o resumo: todos os desenvolvedores do Popcorn Time desistiram de manter o serviço no ar, e até mesmo o site de torrents que fornecia filmes para o serviço está offline.

Agora, os desenvolvedores estão cuidando de um projeto chamado Butter, semelhante ao Popcorn Time, mas que promete “operar em um enquadramento jurídico absolutamente claro”. É uma versão não-pirata? Provavelmente não, já que o Butter usará as mesmas fontes de torrents que o serviço original.

E agora?

Isso não significa que o Popcorn Time acabou de vez, já que o projeto tem código aberto e pode ser ressuscitado. (Isso aconteceu no ano passado, aliás.)

No entanto, não há uma alternativa confiável por enquanto. O Time4Popcorn promete que “nunca será derrubado”, mas é acusado de incluir adware – que infesta seu computador com pop-ups e propagandas. Enquanto isso, o Popcorn Time Brasil oferece apenas um link falso que faz você baixar outro programa.

Por enquanto, o Porn Time – equivalente pornô do Popcorn Time – continua na ativa.

Bastidores

O TorrentFreak explica todo o drama. Tudo começou quando os desenvolvedores “Wally” e “phnz” criaram um serviço de VPN – que criptografa sua conexão e muda sua localização virtual para maior privacidade – e o integraram ao Popcorn Time.

Isso criou uma fonte de receita, pois há planos mensais e anuais que são pagos. No entanto, é algo arriscado: os estúdios de cinema poderiam processar os responsáveis por ganharem dinheiro com pirataria.

Recentemente, surgiram rumores de um processo judicial contra o Popcorn Time. Por isso, parte dos desenvolvedores, incluindo “KsaRedFx”, sugeriu refazer o serviço do zero sem associações à VPN.

Wally, no entanto, acusou KsaRedFx de querer assumir o controle à força, e removeu o acesso dele aos sistemas do serviço. O mesmo aconteceu com outros dissidentes, que abandonaram o projeto; até mesmo phnz desistiu de participar.

Alguns dias depois, Wally perdeu o acesso ao domínio popcorntime.io. O provedor Gandi.net se recusou a transferir o controle para a equipe do Popcorn Time, por isso o serviço está fora do ar.

Como nota o TorrentFreak, há outro complicador nessa história: o Popcorn Time obtém filmes a partir de um site de torrents chamado YTS (ou YIFY), que também saiu do ar.

Wally disse ao TorrentFreak que fechou permanentemente os servidores do Popcorn Time: “eu desativei todos os servidores, não há nada mais que eu possa fazer. Eu apaguei todos os logs que pudessem ser prejudiciais para qualquer outro desenvolvedor”.

No entanto, deve ser questão de tempo até que o serviço ressurja das cinzas. É esperar para ver.

[TorrentFreak]

Foto por candyxrainbow/Flickr

Sair da versão mobile