_Tecnologia

Por 180 Euros, Lumia 610 é o Windows Phone “jovem” da Nokia

Há exatamente um ano aqui em Barcelona a Nokia mudou totalmente seu curso e decidiu apostar no Windows Phone da Microsoft. Demorou vários meses para a família de Lumias aparecer no mercado, mas agora ela não para de crescer — ao menos fora do Brasil, né, Nokia? Hoje os finlandeses anunciaram o Lumia 610, o […]

Há exatamente um ano aqui em Barcelona a Nokia mudou totalmente seu curso e decidiu apostar no Windows Phone da Microsoft. Demorou vários meses para a família de Lumias aparecer no mercado, mas agora ela não para de crescer — ao menos fora do Brasil, né, Nokia? Hoje os finlandeses anunciaram o Lumia 610, o Windows Phone “para jovens” que custará 180 Euros na Europa quando chegar no segundo trimestre. Como ele barateou tanto?

Simples: a Microsoft permitiu que as configurações mínimas fossem alteradas. Então o Lumia 610 é o mais barato, mas também o menos poderoso dos Windows Phones, com 256 MB de RAM (o mínimo antes era 512 MB), tela de 3,7”(800×480), processador Snapdragon S1 a 800 MHz, 8 GB de capacidade e câmera de 5MP. Não é o smartphone dos sonhos, mas por esse preço, é um ótimo negócio. E nos testes rápidos aqui o Windows Phone não pareceu engasgar. O mais importante, segundo os executivos da Microsoft, é que ao baixar os requisitos mínimos, o mercado potencial do Windows Phone aumenta em 60%, e permitirá ao sistema brigar mais forte, por exemplo, na China.

Ainda falando de aparelhos, a Nokia aproveitou a coletiva para anunciar que o seu Lumia 900 estará em outros países também no segundo trimestre. Ele é basicamente o Lumia 800 com uma tela um pouco maior, e em lugares onde o LTE não é disponível, ele será substituído pelo HSPA+.

E finalmente a promessa de agregar mais valor ao Windows Phone começa a virar realidade. A Nokia mostrou novos apps exclusivos para os seus Lumias e atualizações importantes. O Nokia Drive terá navegação totalmente offline e indicador de limite de velocidade, como um bom GPS. O Nokia Reading, que é mais ou menos como uma Flipboard, e traz seus feeds de notícias organizados como uma revista bacana. E há ainda o Nokia Transport, que traz informações e rotas do transporte em 500 cidades de 46 países. Ele é bem legal, aparentemente. Na demo, era possível fixar uma rota específica na homescreen, e o quadrado se atualizava quando o ônibus estava próximo. Parece bacana. Vamos testar tudo isso com mais calma aqui no MWC e mostraremos para vocês depois.

Sair da versão mobile