O iFixit acabou de desmontar um novo MacBook Pro de 13″ com tela Retina e descobriu um misto de boas e más notícias para os que gostam de consertar seus equipamentos por conta própria. Comparado ao MBP de 15″, o modelo menor deve ser levemente mais fácil de mexer. Mas ele ainda é quase impossível de ser reparado.

Lembra como a bateria do último MBPr de 15″ estava colada? Pois bem, dessa vez a Apple colocou algumas células dela em uma bandeja de metal afixada por parafusos — o iFixit conseguiu remover todas as células da bateria sem destruir nada. Há esperança para, pelo menos, uma substituição.

Porém, as boas novas param por aqui. O desmonte do iFixit revela que o novo Pro é fechado com os mesmos parafusos “pentalobe” que o impede de abri-lo, a RAM é soldada na placa lógica de modo que não é possível fazer upgrade e a tela é montada de uma maneira praticamente impossível de ser desconstruída, o que significa que você não pode consertá-la sozinho. Isso é muito para alguém que talvez pretendesse ser auto-suficiente com seu novo MBP. Se havia alguma dúvida se você deve pagar o Apple Care para seu novíssimo (e caro) MacBook ou não, a resposta é quase um “definitivamente sim”. [iFixit]