_Ciência

Por pouco! Meteorito acerta cama de canadense enquanto ela dormia

As chances de alguém acordar com uma visita do tipo são de cerca de uma em 100 bilhões por ano. Agora, cientistas estão atrás de entender quais as origens do objeto celeste.

Diz a lenda que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. A ciência já tem provas de que isso é mentira: dezenas de pessoas já sobreviveram pra contar história. Mas qual a chance de um corpo celeste acertar exatamente a sua cama?

Foi dessa maneira pouco inusitada que Ruth Hamilton, uma moradora da cidade de Golden, no Canadá, acordou. No início desse mês, ela despertou ao ouvir o barulho de um estrondo no telhado e sentir destroços no rosto. Ao acender a luz, o motivo da bagunça estava sob seu travesseiro: um meteorito. Felizmente o objeto não a atingiu — mas foi por pouco. 

À Canadian Press, ela disse que não tinha sabia o que fazer na hora. Então, optou por ligar para a polícia. Quando os policiais chegaram ao local, pensaram se tratar de um objeto que havia escapado de uma obra que acontecia próximo à residência de Ruth. Mas estavam enganados. 

Passagem do meteorito foi registrada por usuários das redes sociais, como o fotógrafo amador Hao Qin (Imagem: Hao Qin Photography/Reprodução)

“O policial ligou para o canteiro de obras e eles disseram que não tinham feito uma explosão, mas que tinham visto uma explosão no céu. Ali mesmo, percebemos que era um meteorito”, disse à publicação.

Peter Brown, professor e presidente da Canada Research Chair que estuda pequenos corpos planetários, falou que as chances de um meteorito grande o suficiente penetrar um telhado e atingir uma cama são de cerca de uma em 100 bilhões por ano. Bem mais difícil que ganhar na Mega-Sena.

A origem do meteorito 

Alan Hildebrand, cientista planetário do Departamento de Geociências da Universidade de Calgary, disse à NPR que o meteorito — de quase um quilo — faz parte de uma chuva de meteoros. Alguns pesquisadores acreditam que o objeto provavelmente se destacou de uma rocha maior, dentro do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Para confirmar essa hipótese, Brown está pedindo para os vizinhos e moradores de Golden “para verificar as câmeras de segurança de suas casas e empresas”, como forma de obter o vídeo do meteoro que cruzou o céu. Segundo o especialista, é de extrema importância no rastreamento da origem deste meteoro, e conhecendo sua origem, teremos uma chance muito melhor de contar uma história completa deste incrível evento astronômico. 

Quanto à Ruth, ela entregou o meteorito para cientistas estudarem, mas disse ao The New York Times que, quando eles terminarem, irá mantê-lo como um de talismã da sorte. Caso ela decida vender para colecionadores, o preço da grama pode variar entre US$ 40 e US$ 100. 

[NPR]

Sair da versão mobile