_iPhone

Por que a câmera do iPhone 5 está vendo roxo?

O Dpreview é especialista em câmeras, e confiamos bastante nas análises deles. Ele fizeram o review da câmera do iPhone 5, testando-o contra os modelos anteriores em todo tipo de condição: muita luz, pouca luz, com flash, em vídeo… Mas a parte mais interessante se trata da “névoa púrpura” (purple haze) que está afetando o […]

O Dpreview é especialista em câmeras, e confiamos bastante nas análises deles. Ele fizeram o review da câmera do iPhone 5, testando-o contra os modelos anteriores em todo tipo de condição: muita luz, pouca luz, com flash, em vídeo…

Mas a parte mais interessante se trata da “névoa púrpura” (purple haze) que está afetando o iPhone 5. Por que isso acontece?

Ao fotografar uma cena com fonte intensa de luz (lâmpada, Sol etc.) na borda da imagem, o iPhone 5 deixa a luz com um brilho roxo. Se a luz não estiver nas bordas, tudo funciona bem. Isso é por causa da lente? Do sensor? Do vidro de safira? O Dpreview analisou as hipóteses para entender por que isso acontece.

O Dpreview descarta o efeito blooming (quando câmeras digitais recebem muita luz) e aberração cromática. Esses são problemas que podem surgir em qualquer câmera digital, mas não explicam a “névoa púrpura” do iPhone 5.

Então eles parecem matar a charada: pode ser reflexo da luz no interior da lente (lens flare). Mas o que causa isso? Provavelmente, o revestimento das lentes, ou do vidro de safira que protege a câmera:

A principal forma que os fabricantes de lentes evitam o “lens flare” é aplicando um revestimento antirreflexo nos elementos de vidro. Os elementos de lente no iPhone 5 são revestidos, mas não sabemos se o revestimento é idêntico ao da lente no iPhone 4S. Talvez o vidro de safira precise ser revestido de forma diferente – não sabemos. E não saberemos enquanto a Apple divulgue mais detalhes sobre a tecnologia.

E qual o posicionamento da Apple sobre o assunto? O Gizmodo US publicou o e-mail que a Apple Support enviou a um de seus leitores afetado pelo problema.

Matt Van Gastel diz que, inicialmente, a Apple considerava que a cor roxa “não deveria acontecer e é estranha”. A reclamação foi até a equipe de engenharia, e a resposta oficial não é muito animadora:

Caro Matt,
Nossa equipe de engenharia acaba de me passar esta informação: recomendamos que você afaste a câmera da fonte de luz forte quando tirar fotos. O brilho roxo na imagem que você enviou é considerado um comportamento normal para a câmera do iPhone 5.

Ou seja, ainda não há explicação oficial para o purple haze, e este parece não ser um problema limitado a poucos aparelhos: para o iPhone 5, isso é “normal”.

Isso obviamente arruína a câmera do iPhone 5, certo? Na verdade, não. Do Dpreview:

O iPhone 5 é um ótimo celular com uma câmera excelente… ela oferece boa qualidade de imagem, algumas funções bacanas como panorama automático e modo HDR, e o crucial: ela é extremamente fácil de usar.

E nos testes contra a concorrência, ela também se sai bem. Então não espere um pedido de desculpas da Apple pela câmera, como aconteceu para os Mapas… [Dpreview, Gizmodo US]

Sair da versão mobile