_Cultura

Por que amamos “Round 6” e “Stranger Things” mesmo sendo tão diferentes?

“Stranger Things” teve sua primeira temporada em 2016, já “Round 6” chegou em 2021 quebrando recordes. Por que duas séries tão diferentes entre si atraem um mesmo tipo de público?

Stranger Things

Imagem: Divulgação/Reprodução Netflix

Qual o segredo dessas séries tão bombadas? Nesta semana, o mundo invertido chegou dominando a Netflix com a 4º temporada de “Stranger Things”.

A série estreou com recordes, tornando-se a maior estreia da plataforma para um programa de TV em inglês. Com isso, a produção ultrapassou “Bridgerton”, seguindo atrás somente da coreana “Round 6”. 

“Stranger Things” e “Round 6” são séries totalmente diferentes uma da outra, mas fazem muito sucesso com um mesmo perfil de público: jovens e adultos jovens. Não é à toa que seguem na liderança de seriados mais assistidos.

Mas por que duas produções tão opostas são tão amadas pelo público? 

1- Sobrenatural x sobrevivência

Para quem não se lembra, “Stranger Things” foi lançada em 2016 na Netflix e conquistou o público de cara. A produção é situada na década de 1980, e mostrou o início da história na pequena cidade de Hawkins, Indiana, onde um garoto de 12 anos, Will Byers, desaparece misteriosamente. 

A mãe de Will, Joyce, torna-se frenética e tenta encontrar o filho, enquanto o chefe de polícia Jim Hopper começa a investigar, e assim fazem também os amigos de Will: Dustin, Mike e Lucas. Um dia, uma menina psicocinética conhecida como Eleven, que sabe o paradeiro de Will, é encontrada pelos meninos.

À medida que eles descobrem a verdade, uma sinistra agência do governo tenta encobri-los, enquanto uma força mais traiçoeira espreita logo abaixo da superfície, o famoso mundo invertido. 

“Round 6″, por outro lado, chegou na Netflix em Setembro de 2021. O seriado sul-coreana viralizou ao fundir jogos infantis populares antes da Internet, com desafios de sobrevivência mortais. Na série, 456 pessoas, todas endividadas, são convidadas a participar de uma misteriosa competição de sobrevivência. Os participantes competem em uma série de jogos infantis tradicionais, mas que leva a morte para aqueles que perdem.

Os jogadores, todos endividados, colocam as vidas em risco em busca do prêmio de 45,6 bilhões de Wons (aproximadamente 40 milhões de dólares). Apenas um entre os 456 participantes sai como vencedor, levando todo o dinheiro para casa.

“Round 6” só convida para o jogo pessoas totalmente endividadas que realmente precisam de dinheiro, o que traz um nível maior de desespero à competição. 

Além disso, a produção mostra os terríveis VIPs, que são pessoas ricas que pagam para assistirem aos jogos mortais de camarote e apostam nos participantes. Eles chegam a debochar daqueles que não seguem adiante na competição.

E foi com essa trama, que “Round 6” se tornou a maior série de todos os tempos da Netflix. A  produção coreana foi vista por 1,65 bilhão de contas nos primeiros 28 dias de lançamento.

2- Países e cotidianos distintos e atrativos

Mesmo com tramas, roteiros, países e períodos/temporadas totalmente diferentes, é impossível negar que “Stranger Things” e “Round 6” são as produções mais amadas da Netflix porque os números mostram isso. Ambas exploram o drama, têm boas histórias, e vimos personagens amados morrer em trágicas situações, como salvar o próximo ou traição de um amigo. 

Em “Stranger Things”, ao longo de quatro temporadas, acompanhamos o crescimento e a evolução dos personagens principais, que antes eram crianças e agora são adolescentes enfrentando os dramas do ensino médio. Com o passar dos anos, a série foi conquistando uma base de fãs, que passou a acompanhar toda a trajetória da turma formada por Will, Dustin, Mike, Lucas, Max e Eleven. 

Já em “Round 6”, somente em uma temporada conhecemos toda a história de Seong Gi-hun, também conhecido como jogador 456. Divorciado e sem emprego fixo, o personagem mora com a mãe e é viciado em apostas em corridas de cavalos, o que resultou em uma dívida com um grupo de agiotas.

Gi-hun também está a um ano de perder o contato com a filha, que na trama se mudaria para os Estados Unidos. Com isso, a única solução que encontrou foi participar dos jogos mortais, com intuito de sair milionário. 

3- Números

Durante o primeiro fim de semana de estreia, a nova temporada de “Stranger Things” acumulou um total de 286,79 milhões de horas de visualizações. “Bridgerton”, que agora ocupa o segundo lugar no ranking de estreias, somou 193 milhões em seu primeiro fim de semana, em março. Em outras palavras, a série dos Imãos Duffers ganhou uma distância de 93 milhões de horas assistidas a mais que a produção baseada no romance de Julia Quinn.

Já “Round 6” segue na liderança de série mais assistida no streaming em todos os idiomas –um sucesso sem precedentes e que deve aumentar com a chegada da segunda temporada, prevista para o fim de 2023 ou início de 2024. Em um mês, a série coreana acumulou impressionantes 1,65 bilhão de horas assistidas.

Considerando a tendência em que “Stranger Things” se encontra, é possível que a série ainda ultrapasse “Bridgerton” no ranking de programas mais assistidos nos primeiros 28 dias de lançamento, visto que a temporada chegou há apenas alguns dias e ainda tem o Volume 2 para estrear em 1º de julho. 

Sair da versão mobile