
Por que as mulheres ficam bêbadas mais rápido que os homens?
As mulheres tendem a ficar bêbadas mais rápido que os homens, mas por que isso acontece? De acordo com a ciência, o álcool afeta as mulheres de maneira desproporcional, mas não ocorre por fatores comportamentais, mas por distinções fisiológicas.
A Universidade de Yale, nos EUA, em uma pesquisa recente, destaca que o metabolismo é o motivo pelo qual as mulheres ficam bêbadas mais rápido. O álcool é uma substância solúvel em água, que se dissolve somente em tecidos específicos, ao contrário de lipídios. E as mulheres têm um percentual menor de água no corpo e maior proporção de tecidos de gordura do que os homens.
Desse modo, as mulheres têm menos fluídos para diluir a mesma quantidade de álcool do que os homens. Isso causa uma maior concentração de álcool no sangue.
Além disso, as enzimas álcool desidrogenases (ADH), que metabolizam o álcool no estômago e no fígado, são 40% menos ativas em mulheres. Assim, as ADH permitem que mais álcool entrem no sistema vascular antes do metabolismo.
A menor atividade dessas enzimas em mulheres fazem o álcool ficar por mais tempo no corpo, contribuindo para níveis maiores e mais prolongados de concentração no sangue.
Consequentemente, mulheres com mesmo peso, bebendo a mesma quantidade da mesma bebida, ficam bêbadas mais rápido que homens.
Segundo cientistas de Yale, as distinções fisiológicas entre homens e mulheres geram consequências significativas. Mulheres que bebem moderadamente, por exemplo, têm mais riscos de enfrentarem doenças relacionadas ao consumo de álcool. Os cientistas listam problemas cardiovasculares e no fígado, declínio cognitivo e câncer, sobretudo o de mama.