Rebeldes líbios estão comemorando a retomada de Trípoli dando tiros para o alto. Mal sabem eles que esse é uma das formas mais estúpidas de celebrar algo.

Tem tudo a ver com nossa grande amiga, a gravidade. Quando uma bala vai para o alto, ela inevitavelmente cai e você não tem controle algum sobre onde ela irá aterrissar — lembram-se das (felizmente reduzidas) balas perdidas? Apesar de uma bala caindo ter aproximadamente 10% de sua velocidade original, a chance de ferir gravemente ou até matar continua muito alta.

Uma bala de calibre .30 cai a uma velocidade de 320 Km/h, enquanto uma de calibre .50 cai a 530 Km/h. E é por isso que elas matam pessoas. Uma bala caindo a 170 Km/h já é o suficiente para atravessar a pele humana, enquanto 220 Km/h já é o bastante para passar pelo seu crânio e atingir o cérebro.

Mesmo que ela caia a velocidade reduzida, entre 150 e 200 Km/h, ela ainda pode atingir sua cabeça e causar traumatismo craniano. Claro, ela pode não pegar na sua cabeça, mas em seus braços, ombros ou pernas. Não é assim que se comemora. [Amazing Facts and The Straight Dope]