_Privacidade

Por que você deveria desconectar seus alto-falantes inteligentes enquanto trabalha de casa

Durante o período de quarentena, lembre-se que assistentes de voz como Alexa ou Google Home podem estar ouvindo suas reuniões de trabalho confidenciais.

Amazon Alexa Plus. Foto: Grant Hindsley/AFP (Getty Images)

Se você começou a trabalhar de casa recentemente ou há algumas semanas, é uma boa ideia desligar os alto-falantes inteligentes mais cedo ou mais tarde. Sua Alexa ou Google Home pode estar ouvindo todas essas reuniões de trabalho confidenciais. Os dispositivos domésticos inteligentes não apenas nos ouvem quando não os queremos, como também não temos ideia de quando um funcionário da Amazon ou do Google está ouvindo essas conversas com o objetivo de “melhorar os recursos de reconhecimento de voz”.

Isso pode ser um grande problema para as pessoas cujos empregos exigem que eles lidem com informações pessoais e confidenciais: professores de educação especial realizando reuniões sobre seus alunos; médicos discutindo planos de tratamento com seus pacientes; advogados conversando com seus clientes sobre um caso em andamento.

Na semana passada, a Bloomberg informou que pelo menos um escritório de advocacia aconselhou advogados a desligar seus alto-falantes. “Talvez estejamos sendo um pouco paranoicos, mas precisamos ter muita confiança nessas organizações e nesses dispositivos”, disse Joe Hancock, sócio da Mishcon de Reya, à Bloomberg. “Preferimos não correr esses riscos.”

Você nem precisa de um telefonema sobre um assunto delicado para acionar acidentalmente seu alto-falante inteligente. Os programas de TV também são ótimos em fazer isso. Lembra do episódio de South Park, “Brancos reformando casas”? Isso foi apenas o começo. Pesquisas recentes da Northeastern University e Imperial College London sugerem que os usuários podem ativar inadvertidamente seus alto-falantes inteligentes entre 1,5 e 19 vezes por dia.

Infelizmente, não há como saber se ou o que nossos alto-falantes inteligentes estão gravando, a menos que alteremos manualmente nossas configurações de privacidade ou desconectemos completamente nossos dispositivos.

De acordo com um relatório de janeiro de 2020 da NPR e da Edison, 60 milhões de pessoas (ou 24% dos adultos com 18 anos ou mais) nos EUA possuíam pelo menos um dispositivo de alto-falante inteligente no final de 2019. No entanto, com um número total de 157 milhões de alto-falantes inteligentes por aí, são 2,6 dispositivos por família. O relatório também concluiu que 69% dos proprietários desses speakers os utilizam diariamente. São muitas conversas potencialmente ouvidas sem o seu conhecimento.

Se você está preocupado em proteger a privacidade das suas ligações enquanto estiver trabalhando em casa, desconecte os alto-falantes inteligentes ou pressione o botão mudo no próprio dispositivo. Você pode perder a conveniência de acender as luzes da sua casa com a sua voz ou pedir à Alexa para tocar uma música específica, mas você terá a tranquilidade de saber que a Amazon não está ouvindo sua estratégia com seu cliente sobre como obter uma redução de pena por acusações relacionadas a drogas.

Mas se você acha que desconectar e reconectar seus alto-falantes inteligentes todos os dias é algo muito trabalhoso, ainda há uma maneira de desligar e impedir que qualquer assistente virtual o ouça e grave o que você diz. Nosso guia passo a passo abrange todos os principais assistentes digitais e até como excluir as coisas que você já disse.

Sair da versão mobile