_iPad

Sobre um possível iPad de 7,8 polegadas

Rumores de um possível iPad com 7 polegadas estão circulando muito ultimamente, mas a maioria não passa de especulação ou relatos vagos. Mas o programador Joel Bernstein, que trabalha com iOS, tem um argumento convincente de que um iPad de 7,8 polegadas faria sentido de uma perspectiva de interface. — Eu venho conversando com algumas […]

Por que faz sentido um iPad de 7,8 polegadas

Rumores de um possível iPad com 7 polegadas estão circulando muito ultimamente, mas a maioria não passa de especulação ou relatos vagos. Mas o programador Joel Bernstein, que trabalha com iOS, tem um argumento convincente de que um iPad de 7,8 polegadas faria sentido de uma perspectiva de interface.

Eu venho conversando com algumas pessoas no Twitter se seria possível que a Apple um dia apresentasse um iPad menor e mais leve. E vejo uma opinião geral de que isto exigiria uma mudança na dimensão da tela em pontos, ou os alvos de toque seriam tão pequenos que seria impossível tocá-los de forma precisa. Explico aqui meu argumento para eu acreditar que seria possível reduzir o tamanho da tela, manter o mesmo número de pontos, e manter uma interface perfeitamente utilizável.

Quero deixar claro que estou longe de certo que um dia veremos um dispositivo assim. A Apple pode decidir não mirar no mercado low-end de tablets. Eles podem não chegar a custos tão baixos a ponto de vendê-lo por um preço atraente e ter lucro. Tudo o que estou dizendo é: isto é totalmente factível de uma perspectiva de interface.

O caso de 7,8 polegadas

Neste post, vou falar exclusivamente sobre “pixels lógicos”, também conhecidos como “pontos”, que são equivalentes a um pixel não-Retina, ou quatro pixels Retina em uma grade 2×2. Eu não sei se um iPad menor e mais barato poderia aproveitar a duplicação dos pixels, mas isto seria irrelevante para esta discussão.

O iPad sempre teve uma resolução lógica de 768×1024, uma tela de 9,7 polegadas e um DPI lógico (pontos por polegada) de 132. Como estamos falando de pontos, ou “pixels lógicos”, isto vale inclusive para o iPad com tela Retina.

O iPhone e o iPod Touch sempre tiveram uma resolução lógica de 320×480, uma tela de 3,5 polegadas e um DPI lógico de 163. De novo, estamos falando de pontos, então isto vale também para o iPhone 4/4S.

As Diretrizes de Interface Humana do iOS dizem: “O tamanho da tela em dispositivos iOS pode variar, mas não o tamanho médio da ponta de um dedo. Não importa o dispositivo que rode seu app, seguir estas diretrizes garante que será possível usar seu app confortavelmente. Dê aos elementos de toque no seu aplicativo uma área-alvo com cerca de 44×44 pontos.”

44 pontos são 8,4mm no iPad, e 6,6mm no iPhone. Deixando de lado a diferença em DPI, e dando a mesma área-alvo a ambos os dispositivos, eles basicamente disseram aos desenvolvedores para tornar os alvos de toque 23% maiores no iPad que no iPhone. Isto nunca foi realmente um problema, já que o iPad tem muito mais espaço de tela – ninguém se importa com um botão mais fácil de se tocar.

Se a tela do iPad tivesse 163 pontos por polegada – mesmo DPI lógico do iPhone – ela mediria 7,85 polegadas na diagonal. Isto é bastante próximo dos rumores que circulam sobre um iPad de 7″.

Um alvo de 44 pontos em uma tela de 7,85″ teria o mesmo tamanho de um alvo de 44 pontos no iPhone (6,6mm). Milhões de pessoas usam o iPhone todo dia, e não teriam problema em tocar um alvo de 6,6mm. Como disse a Apple, seus dedos não mudam de tamanho quando eles vão para o iPad.

Possíveis problemas

Então, através de um planejamento brilhante ou pura sorte, a Apple está numa rara posição de modificar o DPI de um dispositivo touchscreen sem prejudicar a usabilidade. Alguns tipos de apps seriam afetados negativamente, e exigiriam alguns ajustes se o DPI mudasse:

Talvez a Apple não queira fazer tablets mais baratos. Talvez nunca vejamos um iPad de 7,8 polegadas. Mas, pensando apenas em interface, isso seria totalmente possível.

Sair da versão mobile