_Cultura

Por que Google tem um móbile na página inicial, e quem é Alexander Calder?

O Google Doodle de hoje é um móbile geométrico hipnotizante que gira devagar acima da caixa de busca – e você pode clicar nele para movê-lo. O Doodle comemora o 113° aniversário de Alexander Calder, um artista e escultor americano famoso por inventar o móbile – uma escultura com elementos suspensos por fios, que oscilam […]

O Google Doodle de hoje é um móbile geométrico hipnotizante que gira devagar acima da caixa de busca – e você pode clicar nele para movê-lo. O Doodle comemora o 113° aniversário de Alexander Calder, um artista e escultor americano famoso por inventar o móbile – uma escultura com elementos suspensos por fios, que oscilam ao vento.

Calder foi um artista que estudou em Nova York e Paris. O talento artístico dele prosperou no início dos anos 30, e ele se interessou em escultura com fios e arte cinética (com movimento). Estes dois interesses se fundiram para criar o que se chama “móbile”, termo vindo do francês que se refere a “movimento”.

Originalmente estas estruturas cinéticas eram movidas por manivelas e polias, mas Calder desenvolver um gosto por delicadeza, e usou o fluxo natural de ar para girar o que ele criava. A maior escultura móvel de Calder, um móbile de 23m de comprimento, está pendurado no teto da Galeria Nacional de Arte em Washington D.C. (EUA).

Calder continuou a criar esculturas grndes e pequenas, móveis e fixas, até falecer em 1976, aos 78 anos. [Google e The Calder Foundation e The National Gallery of Art]

[youtube t6jwnu8Izy0]

Sair da versão mobile