
Por que não existem pneus coloridos?
Você já se perguntou por que não é comum ver pneus coloridos? Assim como os vasos sanitários são brancos, há um motivo para os pneus de carros serem pretos. Embora a fibra da borracha seja branca, a cor padrão dos pneus é preta, mas a razão por trás disso está ligado à composição atual do item.
De acordo com a fabricante japonesa Bridgestone, no passado, os pneus costumavam ser brancos. Mas a busca por um produto mais durável fez com que as coisas mudassem. Por essa razão, as fabricantes começaram a usar o negro de fumo, um material de reforço da borracha natural que a torna mais sólida. Esse pó fino (ou pequenas pelotas pretas) pode servir também para o plástico e tinta de impressão.
Fabricada há mais de 150 anos, a substância de quase 97% de carbono puro é um dos principais ingredientes para garantir a aderência e resistência dos pneus, aumentando a performance. O negro de fumo corresponde a 20% da composição da borracha e existem dezenas de tipos diferentes, que variam em qualidade.
O negro de fumo surge durante um processo de combustão incompleta, quando não há oxigênio suficiente para produzir água e dióxido de carbono, produtos da combustão de derivados de petróleo em condições controladas.
Pneus coloridos tem desvantagens
Sem o negro de fumo, a borracha de pneu não seria preta, já que a borracha natural é mais castanha. Os pneus também poderiam ser mais amarelados em caso de uso de borracha sintética. Além disso, eles ficariam moles demais para modelar no formato comum e perderiam resistência contra abrasão, atrito e altas temperaturas.
Segundo a fabricante Goodyear Motors, pneus sem negro de fumo dificilmente duram 8 mil quilômetros, exigindo substituição uma ou duas vezes por ano. O material também oferece proteção contra a deterioração causada pela luz UV e o ozônio e ajuda na condução de eletricidade, evitando que a carga estática se acumule e cause choque elétrico.
Mesmo assim, ainda é possível produzir pneus de outras cores usando sílica e pigmentos. Contudo, isso não é comum devido à menor visibilidade da sujeira e ao risco de manchar o asfalto. Além disso, a padronização também faz com que os consumidores prefiram a cor clássica.