Por que não existem pneus coloridos?

Você sabia que os pneus já foram brancos no passado; entenda como a cor preta virou padrão nos veículos
Imagem: Reprodução/Pixabay

Você já se perguntou por que não é comum ver pneus coloridos? Assim como os vasos sanitários são brancos, há um motivo para os pneus de carros serem pretos. Embora a fibra da borracha seja branca, a cor padrão dos pneus é preta, mas a razão por trás disso está ligado à composição atual do item.

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De acordo com a fabricante japonesa Bridgestone, no passado, os pneus costumavam ser brancos. Mas a busca por um produto mais durável fez com que as coisas mudassem. Por essa razão, as fabricantes começaram a usar o negro de fumo, um material de reforço da borracha natural que a torna mais sólida. Esse pó fino (ou pequenas pelotas pretas) pode servir também para o plástico e tinta de impressão.

Fabricada há mais de 150 anos, a substância de quase 97% de carbono puro é um dos principais ingredientes para garantir a aderência e resistência dos pneus, aumentando a performance. O negro de fumo corresponde a 20% da composição da borracha e existem dezenas de tipos diferentes, que variam em qualidade.

O negro de fumo surge durante um processo de combustão incompleta, quando não há oxigênio suficiente para produzir água e dióxido de carbono, produtos da combustão de derivados de petróleo em condições controladas.

Pneus coloridos tem desvantagens

Sem o negro de fumo, a borracha de pneu não seria preta, já que a borracha natural é mais castanha. Os pneus também poderiam ser mais amarelados em caso de uso de borracha sintética. Além disso, eles ficariam moles demais para modelar no formato comum e perderiam resistência contra abrasão, atrito e altas temperaturas.

Segundo a fabricante Goodyear Motors, pneus sem negro de fumo dificilmente duram 8 mil quilômetros, exigindo substituição uma ou duas vezes por ano. O material também oferece proteção contra a deterioração causada pela luz UV e o ozônio e ajuda na condução de eletricidade, evitando que a carga estática se acumule e cause choque elétrico.

Mesmo assim, ainda é possível produzir pneus de outras cores usando sílica e pigmentos. Contudo, isso não é comum devido à menor visibilidade da sujeira e ao risco de manchar o asfalto. Além disso, a padronização também faz com que os consumidores prefiram a cor clássica.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

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