Por que o Android 16 será mais seguro contra ladrões e hackers

Nova versão do sistema terá proteções aprimoradas contra golpistas e criminosos cibernéticos; saiba os detalhes
Imagem: Tim Reckmann/Reprodução

Durante o evento “Android Show: I/O Edition”, o Google aproveitou para destrinchar informações que, muito provavelmente, não serão discutidas em um nível mais aprofundado durante o Google I/O, evento para desenvolvedores que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio.

Como fica a segurança do Android

banner

Na apresentação, a big tech trouxe novos detalhes sobre os mecanismos de segurança que estarão presentes no Android 16, que chegará mais cedo neste ano. Algumas das ferramentas anunciadas são exclusivas da nova versão do sistema, mas aoutras serão liberadas também para aumentar a proteção de versões anteriores.

Uma das principais novidades mencionadas pela empresa nesta terça-feira, foi a “Proteção Avançada”. Dessa forma, na prática, ela garantirá aos usuários a possibilidade bloquear configurações críticas de sistema para impossibilitar o acesso de criminosos cibernéticos.

Além disso, quando ativado, o Android irá armazenar relatórios de atividades para identificar possíveis ameaças, bloqueará a conexão com dispositivos externos e redes Wi-Fi suspeitas.

Um dos focos do Google nos últimos anos foi aumentar as proteções contra golpes. Posteriormente, a Detecção de Golpes no app nativo de Mensagens, que estreou recentemente, receberá melhorias para detectar padrões que configurem tentativas de mais modalidades de fraude para oferecer alertas mais precisos aos usuários.

Assim, a  big tech também está aumentando as proteções contra golpes normalmente aplicados por telefone. Além de garantir mais camadas de segurança para apps de instituições bancárias durante ligações.

No ano passado, a empresa apresentou alguns recursos antirroubo para dificultar o acesso de criminosos a dados sensíveis de usuários. Aliás, uma das principais funções, o Bloqueio por Detecção de Roubo, que usa IA para travar aparelhos furtados, foi liberada primeiramente em território brasileiro — e foi um sucesso.

Agora, a redefinição para os padrões de fábrica ganhou algumas camadas adicionais de proteção e terá algumas restrições caso não seja autorizada pelo proprietário do dispositivo Android. O Bloqueio Remoto também exigirá a indicação de uma pergunta de segurança para impedir acesso não autorizado.

“GTA 4”: versão para PS5 e Xbox Series X/S pode chegar ainda em 2025

“GTA 6” corre risco de ser adiado novamente; entenda

Verificação de Identidade

Outra novidade é que a Verificação de Identidade. Ela já está disponível para usuários de celulares da linha Google Pixel e Samsung, compatíveis com a One UI 7, será ampliada para mais smartphones após o lançamento do Android 16.

Por fim, a empresa também está reformulando o Find My Device, que agora passa a ser chamado Find Hub. Além da possibilidade de rastrear smartphones, será possível rastrear bagagens em companhias aéreas parceiras do Google. O app estará disponível para todos os aparelhos compatíveis com Android 8 e superior.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas