Cultura

Por que o Brasil não comemora o Dia de Ação de Graças?

Como começou a tradição do Dia de Ação de Graças? Conheça a história do feriado norte-americano

Nesta quinta-feira (28), foi comemorado nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças. O feriado também existe em outros países, como o Canadá, por exemplo, embora sua celebração ocorra em datas diferentes. Muito gente não sabe, mas a celebração também está no calendário do Brasil, porém, não é um feriado oficial. Mas por que os brasileiros não comemoram a data? Entenda a história do Dia de Ação de Graças a seguir com o Giz Brasil.

Black Friday
Echo Dot 5ª geração | O Echo Dot com o melhor som já lançado | Cor Preta
R$ 429

História do Dia de Ação de Graças

O Thanksgiving, como é chamado na língua inglesa, começou nos Estados Unidos com as colônias americanas há quase 400 anos. De acordo com a embaixada do país no Brasil, em 1620, um barco com mais de cem peregrinos ingleses cruzou o Oceano Atlântico rumo ao “Novo Mundo”, buscando separação da Igreja Anglicana. Eles se assentaram no que hoje é o estado de Massachussetts, nos EUA.

Mas, como chegaram tarde para obterem muitas colheitas, metade da colônia morreu de doenças e sem comida fresca. Então, na próxima primavera, os índios iroqueses os ensinaram a cultivar milho, entre outros alimentos próprios para o solo, bem como caçar e pescar. Assim, no outono seguinte, os colonos colheram safras fartas de milhos, cevada, feijões e abóboras.

Como forma de agradecimento, eles planejaram uma festa com chefes indígenas locais. Os colonos contribuíram com perus e outras caças, enquanto os indígenas os ensinaram a cozinhar comidas típicas. Apesar de inicialmente se pensar que os colonos haviam oferecido toda a comida, já na primeira celebração, os indígenas levaram até mesmo pipoca, além de cervos.

Atualmente, as famílias se reúnem para uma ceia com peru, cranberries, batata doce e torta de abóbora, por exemplo. A intenção é agradecer pelo ano e aos entes queridos. Além disso, em Nova York, há um desfile com o Papai Noel, marcando o início da temporada de fim de ano com a principal figura natalina.

Ação de Graças no Brasil?

Após a independência dos EUA, o então presidente George Washington sugeriu 26 de novembro para celebrar o Dia de Ação de Graças. Mas foi só em 1863, que Abraham Lincoln adicionou a data aos feriados nacionais do país. A celebração ocorre todos os anos na 4ª quinta-feira do mês de novembro.

Vale destacar que a própria Inglaterra não comemora o Dia de Ação de Graças.

O Brasil também não celebra o Thanksgiving. Isso porque, diferente dos estadunidenses e dos canadenses, a Inglaterra não colonizou o nosso país.

Apesar de ter sido oficializado no calendário nacional pelo ex-presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1949, a data teve pouca adesão entre os brasileiros, não sendo um feriado nacional, e ficando restrita a escolas de língua inglesa, por exemplo.

Devido à história do país, a maioria das celebrações têm influência portuguesa, africana e indígena, como a Festa Junina.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas