_Android

Por que o Ice Cream Sandwich está demorando tanto para chegar aos aparelhos?

O código do Ice Cream Sandwich foi lançado em novembro. Porém cinco meses depois, nem 3% dos aparelhos rodam a nova versão do Android. As fabricantes já se explicaram, e agora Jean-Baptiste Queru, que comanda o projeto open-source do Android (AOSP), revela mais um motivo para a demora – tem a ver com o código-fonte. […]

O código do Ice Cream Sandwich foi lançado em novembro. Porém cinco meses depois, nem 3% dos aparelhos rodam a nova versão do Android. As fabricantes já se explicaram, e agora Jean-Baptiste Queru, que comanda o projeto open-source do Android (AOSP), revela mais um motivo para a demora – tem a ver com o código-fonte. E para ele, cinco meses de espera para o ICS “é na verdade um tempo bastante razoável”. Entenda:

Queru comenta no Google+ o lançamento do Android 4.0 para o Sony Tablet S. A Sony também já anunciou o calendário de updates para seus outros aparelhos, e todos devem receber ICS até junho. Isso é rápido se comparado às outras fabricantes, e Queru explica o motivo:

Como a Sony vem contribuindo bastante para o Android Open Source Project [AOSP], eles têm menos mudanças que precisam realizar sozinhos: aquelas mudanças deles [que a Sony fez] já estão lá quando o código-fonte é lançado pela primeira vez. Este é provavelmente um dos motivos para eles serem mais rápidos: o trabalho que eles fizeram preparando tais contribuições lhes deu uma vantagem.

Ou seja, aparentemente fabricantes que contribuem para o código-fonte do Android saem na frente nas atualizações. Enquanto isso, as outras “precisam correr atrás”, diz Queru. Mas se isto realmente importa, por que a Asus levou o ICS a seus tablets bem mais rápido que a Sony? Queru acredita que ela trabalhou com a Nvidia para conseguir a atualização rápida.

Mesmo assim, é notável no Android a demora entre lançar o código-fonte e vê-lo presente na maioria dos aparelhos. Para chegar a 50% dos aparelhos, o Android 2.2 levou 6 meses (a partir do lançamento do código-fonte). O Android 2.3 demorou mais: 11 meses para chegar a 50% dos aparelhos.

E o Ice Cream Sandwich pode demorar ainda mais, porque ele é muito diferente do Android 2.3 (e até mesmo do Honeycomb). Queru diz:

A Sony só levou cerca de cinco meses para distribuir [o Ice Cream Sandwich] depois que eu publiquei o código no Android Open Source Project no final do ano passado. Isto é na verdade um tempo bastante razoável, já que por baixo do capô o Ice Cream Sandwich é bem diferente do Honeycomb (e atualizações a partir do Gingerbread devem demorar mais, já que essas diferenças são enormes).

As fabricantes também já se explicaram pela demora: é preciso adaptar o ICS a diversos tipos de hardware, as fabricantes de processadores (Nvidia, Texas Instruments, Qualcomm) precisam adaptá-lo também e, também é necessária a tal “adaptação de conteúdo” – as personalizações das fabricantes e das operadoras. Além disso, as operadoras precisam aprovar a versão do sistema, o que pode levar meses. [Google+ via The Verge]

Sair da versão mobile