_iPhone

Por que o iPhone 4S só tem 512MB de memória RAM

Nós provavelmente nunca teremos uma justificativa oficial da Apple sobre por que o iPhone 4S só tem 512MB de memória RAM. Mas quer saber? Eles não precisam fazer isso. Porque é bem difícil perceber a diferença. Entenda o motivo. Viva mais, e prosperamente Quanto mais memória RAM você coloca em um aparelho, mais energia ele […]

Nós provavelmente nunca teremos uma justificativa oficial da Apple sobre por que o iPhone 4S só tem 512MB de memória RAM. Mas quer saber? Eles não precisam fazer isso. Porque é bem difícil perceber a diferença. Entenda o motivo.

Viva mais, e prosperamente

Quanto mais memória RAM você coloca em um aparelho, mais energia ele usa. Por décadas, o consumo de energia foi uma preocupação secundária para engenheiros de hardware e software de gadgets. Eles tinham energia ilimitada vinda direto por um cabo. Mas agora que aparelhos com bateria são os principais gadgets de nossa vida, o tempo em que ele vive sem uma recarga não afeta apenas a performance — em vários sentidos, isso é a performance. E desde que a Apple entrou no mundo dos smartphones, ela fez questão de colocar o tempo de duração de bateria como prioridade. Por isso o primeiro iPhone não tinha 3G, e é por isso que o iPhone 4S não tem 4G. E é também por isso que iPad 2 tem os mesmos 512MB de RAM — e continua mais veloz do que os concorrentes.

Números não são tudo

E a essa altura do campeonato, nós já deveríamos saber bem que não adianta mais surtar com as especificações, pura e simplesmente. O mantra de performance de hardware da Apple sempre foi “triar o máximo de menos”. E eles gastam muito tempo otimizando seu software para se adaptar ao hardware. Donos de iPhone comentaram no Anandtech que antigos iPhones rodando iOS 5 ficaram mais rápidos, basicamente porque o iOS 5 é uma mudança menos radical do que o iOS 4 foi. A Apple não adicionou apenas novidades; eles também tiveram tempo para redesenhá-lo e eliminar sua gordura para ele ser ainda menos dependende do hardware. É só comparar com o efeito devastador que o iOS 4 teve no iPhone 3G.

Conhecimento interno

Claro, a Apple não pode criar o hábito de ser complacente nem de ter reações afobadas, mas a verdade é que o hardware da empresa não é medíocre. Os fabricantes de aparelho precisam de músculos — 1GB de memória é o novo padrão de Androids topo de linha — porque o Android não é otimizado para hardware como o iOS é. Eles nunca sabem quando o Google lançará novidades e o que elas farão com seus aparelhos. Eles só podem confiar no poder de aparelhos prontos para o futuro. Os aparelhos com Android precisam de 1GB de RAM como uma forma de se proteger. Para a Apple, isso seria um luxo desnecessário.

E apesar de isso não ser exatamente a razão para entendermos a Apple nessa história, o fato de se construir um ótimo aparelho pelo menor custo possível é uma das razões para a Apple continuar focada em criar produtos de alta qualidade no futuro. Dobrar a memória RAM pode não custar muito em um aparelho. Mas fazendo as contas com milhões de aparelho, isso é muito dinheiro que pode ser gasto em pesquisa e desenvolvimento, principalmente se esses 512MB de RAM forem o bastante para mais uma geração de aparelho (e tudo indica que é).

Então, sim, o iPhone 4S tem menos memória que o cara ao lado. Mas provavelmente você não irá nem perceber. E esse é o truque.

Sair da versão mobile