_Apple

Por que o iPod Touch não tem câmera, e por que isso é ruim

Eu não espero que a Apple torne verdadeiros todos os boatos. Afinal, a maior parte dos boatos não valem nada, nem mesmo o rumor de uma câmera no iPod Touch do Daring Fireball. Mas isto não me impede de fazer perguntas: por que raios o iPod Touch não tem câmera?

Eu não espero que a Apple torne verdadeiros todos os boatos. Afinal, a maior parte dos boatos não valem nada, nem mesmo o rumor de uma câmera no iPod Touch do Daring Fireball. Mas isto não me impede de fazer perguntas: por que raios o iPod Touch não tem câmera?

Falta de espaço: o iPod Touch é bem mais fino que o iPhone. Não tem muito espaço vazio dentro dele, então talvez esta seja uma decisão técnica. Talvez a Apple não conseguiu encontrar um componente que coubesse no corpo atual, e não quiseram mudar as dimensões físicas do Touch. Mas se o iPod Nano, bem menor, tem uma câmera, por que não o Touch? Talvez porque o Nano tenha uma câmera bem fraca.

Câmera fraca: a Apple poderia ter colocado a câmera do iPod Nano no Touch, sem alterar o preço. Afinal, é uma câmera VGA superpequena e muito barata. Mas talvez a resposta esteja nas letras: é uma camera VGA. De baixa resolução. O Nano nem tira fotos, porque elas seriam horríveis — vídeo, no entanto, fica melhor. Quem compra o iPod Touch espera muito mais. Eu esperaria. Então apesar de haver a possibilidade de uma câmera no iPod Touch, talvez a câmera VGA não seja o que a Apple queira para o Touch; a câmera do iPhone, no entanto, seria.

Dificuldades técnicas: Este foi um dos boatos de última hora: a Apple estaria tendo dificuldades técnicas durante o processo de fabricação, então segundo o boato o iPod Touch — com câmera — chegaria atrasado às lojas. Se esse fosse o caso, a Apple teria anunciado o iPod Touch com câmera e dito que ele chegaria às lojas mais tarde. No entanto, o Touch sem câmera já está aí, disponível nos EUA, o que significa que eles têm fabricado o Touch assim há um bom tempo — não me parece uma mudança de última hora.

Problemas com preço: a Apple queria vender um iPod Touch a 199 dólares nos EUA, e manter os preços dos modelos mais avançados, com maior capacidade. Isto já é mais razoável que as desculpas técnicas. A versão de 8GB, no entanto, é a mesma que a antiga, fabricada como sempre para manter aquele preço "baixo". Não seria possível colocar uma câmera nele, a menos que a Apple não se importasse em aumentar o preço. Somente as versões de 32GB e 64GB têm modificações internas de hardware. Mas a Apple venderia um iPod Touch com câmera e outro sem? Acho difícil, para uma empresa obcecada com uniformidade e simplificação.

Competição com Flip: Aqui as coisas ficam mais interessantes. A Apple disse que eles queriam competir com o Flip, que é um aparelho abaixo dos 150 dólares. É quase impossível vender o iPod Touch a esse preço, mantendo a touchscreen grande, o acesso a redes sem fio e a capacidade de processamento de que o iPhone OS precisa. Pelo menos, é quase impossível sem afetar negativamente as margens de lucro. O iPod Nano, no entanto, consegue competir bem com o Flip. Esta é uma explicação possível.

Canibalização com o iPhone: A outra explicação é a concorrência indesejada entre dois produtos da Apple. Esta é boa também. Basta colocar uma câmera no iPod Touch e boom, o iPhone perde mais outra vantagem sobre seu irmão sem telefone. Então talvez colocar a câmera do iPhone no iPod Touch seja possível, mas a Apple estaria protegendo o mercado do iPhone.

Preguiça: esta, pra mim, é a solução mais racional. A Apple está ficando preguiçosa. Ou, melhor dizendo, gananciosa. Eles são o número um em todas as categorias nos EUA. Eles dominam o mercado. E eles sabem que a concorrência está só tentando alcançá-los. Então, em vez de lançar um iPhone muito melhor que a versão anterior, eles lançam o upgrade modesto que foi o iPhone 3GS. E, ao invés de lançar um iPod Touch com uma câmera boa, eles colocam software novo, hardware um pouco melhor e mais memória.

É isso que acontece quando uma empresa é dona de um império, e as outras empresas só tentam alcançar um gadget fenomenal. A empresa fica lenta e complacente, e faz o mínimo para colocar seus produtos à frente.

Então não, eu não espero que a Apple torne verdadeiros todos os boatos. Mas me irrita que eles não deem o melhor de si toda vez. Que eles fiquem chatos e preguiçosos. E sim, talvez não seja do interesse deles lançar produtos extremamente ótimos a cada atualização, mas a ausência de uma câmera no iPod Touch foi uma decepção para muita gente.

Algumas pessoas talvez não concordem. Alguns vão continuar puxando o saco da Apple, dizendo que "a Apple está indo a toda velocidade". Talvez eles estejam. É que eles deixaram o Porsche GT2 em casa e estão andando num Mini.

Sair da versão mobile