_Tecnologia

Por que o Paraguai foi favorecido pelo novo Google Tradutor?

Você sabia que o guarani é uma das três línguas oficiais do Mercosul, ao lado de português e espanhol? O Google adicionou esta e outras 23 novas línguas ao app de tradução. Confira a lista completa

Por que o Paraguai foi favorecido pelo novo Google Tradutor?

O Google anunciou que vai adicionar 24 novos idiomas ao serviço “Google Tradutor”. Entre eles, está o guarani, falado por vários povos indígenas da América do Sul.

Estima-se que o guarani seja falado por cerca de sete milhões de pessoas, incluindo povos de algumas regiões da Bolívia, Argentina e Brasil. Porém, é no Paraguai que a língua é mais falada, com cerca de 70% da população do país se declarando bilíngue – em espanhol e guarani.

Segundo Célia Godoy, diretora de Planejamento Linguístico da Secretaria de Políticas Linguísticas do Paraguai, o guarani é o idioma que identifica a cultura paraguaia. “Manter o guarani vivo é um trabalho minucioso e constante”, disse Godoy à BBC Brasil.

Já no Brasil, diferentes povos falam dialetos do idioma guarani. Segundo o IBGE, o guarani kaiowá, por exemplo, é falado por mais de 26 mil indígenas que vivem principalmente no estado do Mato Grosso do Sul. Inclusive, a prefeitura da cidade de Tacuru/MS oficializou a língua guarani como segundo idioma oficial do município.

Vale lembrar que, apesar de existirem centenas de línguas e dialetos indígenas na América do Sul, o guarani é reconhecido como uma das três línguas oficiais do Mercosul, além, claro, do português e espanhol. Porém, de acordo com o Protocolo de Ouro Preto, somente o português e o espanhol são utilizados em documentações e normas dos órgãos do bloco de países.

Outras línguas adicionadas ao Google Tradutor

De acordo com o Google, existem mais de 300 milhões de falantes das 24 novas línguas adicionais ao serviço de tradução. Na lista estão o lingala, falado por mais de 45 milhões de pessoas na África do Sul; o quechua, por 10 milhões no Peru, Bolívia e Equador; e o mizo, por cerca de 800 mil pessoas no nordeste da Índia.

A lista também inclui assamês, aymara, bambara, bhojpuri, dhivehi, dogri, ewe, ilocano, konkani, krio, curdo (sorani), luganda, maithili, meiteilon (manipuri), oromo, sânscrito, sepedi, tigrinya, tsonga, twi, além do já mencionado guarani.

A adição das novas línguas foi anunciada durante o Google Keynote, uma conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores. Com esses novos idiomas, o Google Tradutor passa a suportar 133 línguas faladas ao redor do planeta.

Sair da versão mobile