_Android

Por que o Samsung Galaxy X chegou às lojas brasileiras sem muito barulho?

O Samsung Galaxy X (Galaxy Nexus lá fora) é atualmente o único smartphone à venda no mundo que já vem com o Android 4.0, atualização que deu um belo tapa no visual e funcionalidades do sistema do Google. E não é só o software que atrai: a tela de 720p e a ausência de botões […]

O Samsung Galaxy X (Galaxy Nexus lá fora) é atualmente o único smartphone à venda no mundo que já vem com o Android 4.0, atualização que deu um belo tapa no visual e funcionalidades do sistema do Google. E não é só o software que atrai: a tela de 720p e a ausência de botões ajudam a compor o aspecto único desse smartphone gigante (tela de 4,65”). O engraçado é como um lançamento tão importante chegou no Brasil tão de mansinho. Sem alarde ele apareceu em algumas lojas da TIM esta semana e ontem estava lá no Ponto Frio a R$ 1.999 (R$ 1.799 à vista).Quando o Galaxy Nexus foi apresentado em outubro, os executivos da Samsung Brasilprometeram que ele estaria aqui no “início do ano”. Na época, eu duvidei um pouco, escaldado pelo não-aparecimento do Nexus S nas nossas terras:

No mercado brasileiro onde proporcionalmente não há tanto espaço para smartphones caros top de linha, colocar dois nas prateleiras pode gerar alguma confusão.

E se você entrar na página da Samsung agora, verá o Galaxy Note em destaque, junto do S II — o Galaxy X está lá escondido em “smartphones”. E, mais ou menos como aconteceu no resto do mundo, os coreanos não fizeram lançamento para a imprensa ou grande campanha na TV. Para mim faz sentido — como eu disse lá atrás, acho que o público brasileiro médio de smartphones não é tão grande para esse investimento, e um terceiro grande player da mesma marca poderia causar confusão. Além disso, o grande trunfo do aparelho (o Android 4.0, o fato de ele ser um Nexus) tem mais apelo para quem acompanha as notícias de tecnologia mesmo. A tela pode ser grande demais para o usuário comum, e uma câmera de 5MP em um aparelho de 2 mil Reais também não ajudam.Mas para o público-alvo (muitos de vocês), a notícia chegaria por outros canais inclusive com a ajuda da TIM, única parceira até agora. O Galaxy X é um aparelho incrível, e no breve período que estive com ele em mãos tive a impressão que ele é um Android melhor que o S II. Mas o quanto isso se deve ao Ice Cream Sandwich e o quanto ao aparelho em si (o tamanho da tela particularmente me incomoda) é algo a se investigar. E vocês, estão animados com o bichão, mesmo pelo preço bastante salgado? [Obrigado a todos que mandaram a dica!].

Sair da versão mobile