_

Por que o surgimento de fanboys do Android é um bom sinal

O pessoal do TechCrunch não falou muito bem do HTC Evo 4G e recebeu um banho de críticas de uma nova legião de fãs. A Apple não está mais sozinha com seus fanboys clássicos. Agora o Android também tem seus fieis defensores e seguidores. E isso é bom, concordam?

Do mesmo modo que centenas de comentários descascam quem já falou mal de um iPhone, reviews não tão positivos sobre smartphones com Android também tem criado esse movimento. Isso mostra que em pouco tempo o Android conseguiu algo que outras plataformas, como o Symbian e o WinMo, nunca passaram perto de ter: fanáticos dispostos a te evangelizar e te transformar em mais um robô verde. MG Siegler, do TechCrunch, explica por que isso deve ser visto com bons olhos:

“Como eu disse na semana passada, a rivalidade entre a Apple e o Google é uma boa coisa para todos nós. Uma das razões é que ambas são gigantescas e tem tamanho parecido, então a briga será justa. Mas não subestime a importância dos fanboys nessa equação. Por muito tempo, a Apple teve um enorme número de publicidade gratuita gerada pelos fanboys, enquanto a maioria de seus rivais nunca tiveram isso. O Android começa agora a ter esse tipo de publicidade gratuita também. Tudo isso bate com a ideia de que duas companhias obrigarão uma a outra a fazerem produtos melhores porque, novamente, a disputa será limpa.

E os fanboys de Android tornarão a internet mais equilibrada, porque eles praticamente são o símbolo contrário dos ideais (e da paixão) dos fanboys da Apple. Os fanboys do Android se importam com escolha e liberdade. Os fanboys da Apple se preocupam mais com a imagem e com a experiência.”

O fenômeno por aqui ainda é menor, mas já é sensível. Na maioria dos sites de tecnologia brasileiros, inclusive por aqui, e em fóruns especializados em smartphones, é cada vez maior o número de defensores do Android. Modificações, dicas, atualizações, já é possível encontrar de tudo sobre o SO, e em português genuíno. No post sobre o tamanho do sistema no Brasil que fizemos na última semana, vários usuários deram as caras berrando “ei, nós estamos aqui, felizes e contentes, e vamos crescer ainda mais!”. E eles não deixam de estar certos. A tendência é um crescimento maior por parte do sistema do Google no Brasil, graças ao seu formato cada vez mais palpável para qualquer tipo de pessoa e pela enorme oferta de aparelhos.

O pessoal do TechCrunch ainda levanta boas discussões sobre as diferenças gritantes sobre os dois sistemas que carregam fanboys. O Android tem como triunfo a ótima sincronização do sistema com todas as plataformas do Google, enquanto a Apple tem como vantagem o controle total na fabricação tanto de hardware como de software. Vale a pena ler toda a teoria. [TechCrunch]

Crédito da imagem: Android Guys
Sair da versão mobile