A maioria das pessoas lhe dirá que o Windows 7 é mais rápido do que o Vista, embora os números brutos digam o contrário. Mas não é coisa da cabeça deles. O Windows 7 é mais responsivo do que o Vista. Eis por quê.

Eu pretendia postar isto já faz alguns dias, e o texto vem bem a calhar com o nosso teste de benchmark para explicar o que ocorre sob o capô do Windows 7. A Microsoft obviamente focou muito na experiência de uso, de modo que muito trabalho foi direcionado a melhorar o “desktop responsiveness”, a resposta aos comandos do usuário, retirando empecilhos e interrupções que fazem as pessoas acharem que o Vista é lento demais. O que aparentemente é uma coisa difícil de fazer, já que milhões de coisas podem causar lentidão. Mas a causa mais frequente das interrupções é um gargalo, um estrangulamento que ocorre quando um aplicativo GDI (Graphics Device Interface) – que usa a placa de vídeo – fica esperando outro aplicativo GDI terminar o que tem que fazer.

No Vista, isso pode acontecer porque, do modo que o GDI foi projetado, apenas um único aplicativo pode ocupar um lock global exclusivo do sistema (system-wide exclusive global lock), fazendo com que aplicativos rodando simultaneamente lutem pelo lock, para serem renderizados e aparecerem na tela. Se um maldito aplicativo não consegue passar rapidamente, ele atrapalha todos os outros que estão esperando na fila. Então a Microsoft redesenhou a maneira pela qual tudo isso é orquestrado, de modo que múltiplos aplicativos possam “confiantemente” ser renderizados ao mesmo tempo, o que significa menos gargalos. Além de melhorar a confiabildiade, o redesenho melhorou o desempenho com múltiplos aplicativos GDI rodando simultaneamente em processadores multi-core, então você verá benefícios reais em usar múltiplos núcleos, o que sem dúvida deixa Craig Barrett, da Intel, feliz.

Ah, sim, eles também diminuíram o uso de memória, mas qualquer um rodando o Windows 7 já notou isso. Então, sim, o Windows 7 é mesmo mais responsivo, ainda que benchmarks ordinários não consigam medir isso de maneira exata. [Engineering Windows 7]