_YouTube

Por que o YouTube para de contar visualizações em 301

Você já deve ter visto isso: chega um vídeo novo e bastante popular no YouTube. O número de visualizações sobe rápido, mas de repente para, geralmente no 301. O número de “gostei” aumenta, mas não a contagem do vídeo. O que acontece? Brady Haran – o Numberphile no YouTube – perguntou isto a Ted Hamilton, […]

Por que o YouTube para de contar visualizações em 301?

Você já deve ter visto isso: chega um vídeo novo e bastante popular no YouTube. O número de visualizações sobe rápido, mas de repente para, geralmente no 301. O número de “gostei” aumenta, mas não a contagem do vídeo. O que acontece?

Brady Haran – o Numberphile no YouTube – perguntou isto a Ted Hamilton, funcionário do Google que trabalha no YouTube Analytics.

Hamilton diz que “as visualizações são como uma moeda” para o YouTube. Quer dizer, eles precisam checar com certeza que o número é real – que não se trata, por exemplo, de bots tentando trapacear o sistema para deixar um vídeo mais popular do que deveria.

Para isso, eles realizam um “processo de verificação estatística”. Como isso demora um pouco, eles param de atualizar o número de visualizações, para checar tudo e só depois colocar o valor certo. Com os “gostei”, é diferente: o YouTube é menos rigoroso com eles, e a verificação é mais rápida (já que sempre há menos likes do que views). Por isso um vídeo pode ter 5.000 “gostei” com 301 visualizações – é temporário, e o YouTube sabe.

Mas por que as visualizações param no 301? Hamilton explica: alguém decidiu no passado estabelecer um limite para definir o que é um vídeo popular. O limite foi arbitrário: 300 visualizações em pouco tempo. Então quando o vídeo passa de 300, o contador para.

Nem sempre o contador para exatamente em 301, no entanto. Por quê? Hamilton explica que, como os vídeos do YouTube são distribuídos por servidores ao redor do mundo, há um contador de visualizações em cada servidor. O valor total é, então, somado aos poucos. Por isso, o valor total nem sempre cresce de um em um: ele pode pular de 296 para 312 visualizações de uma vez, por exemplo – e esse número, maior que 300, é exibido no contador. [YouTube via BuzzFeed]

Sair da versão mobile