_Animais

Por que os gatos amassam sua barriga como um travesseiro?

São vários motivos que levam o animal a fazer o movimento, desde demonstrar carinho até para anunciar o cio. Entenda

Gatos amassam

Imagem: Milada Vigerova/Unsplash/Reprodução

Quem tem um bichano em casa já está acostumado com a situação: quando menos se espera, o animal vai até você e começa a amassar sua barriga ou perna. O pet também pode repetir o movimento em almofadas, travesseiros, na cama ou onde se sentir confortável.

Carinhosamente, alguns tutores dizem que o animal está “fazendo pãozinho” para definir a situação – uma referência ao movimento de “sova” feito por padeiros. Há muitas situações que podem levar o gato a amassar você ou outros objetos. Algumas delas foram listadas pelo portal americano Insider, que buscou veterinários para falarem sobre o assunto. 

O primeiro motivo pode soar como novidade para quem é leigo, já que se refere a um período da vida do gatinho em que nem sempre ele está na casa onde irá viver. Estamos falando de seus primeiros meses, quando o animal está sendo alimentado pela mãe. 

Nessa fase, os filhotes massageiam a barriga das mães para estimular o fluxo de leite. Muitos carregam o comportamento até a vida adulta, como se o gesto trouxesse conforto para eles. Alguns gatos até babam quando amassam, pois ficam na expectativa do leite. 

Outro ponto curioso: estes felinos possuem glândulas odoríferas em suas patas, que expelem cheiros. Então, é comum que os gatos amassem superfícies para demarcar territórios. 

O ato de “fazer pãozinho”, por mais fofo que pareça, também pode remeter a um instinto de proteção antigo. Os ancestrais felinos precisavam revistar as áreas de descanso antes de dormir, e por isso tateavam o território em busca de perigos escondidos. Hoje, os gatos amassam os espaços em busca de conforto para uma soneca tranquila.

E na hora de levantar, o movimento pode se repetir. Os gatos parecem afofar as superfícies para alongar, acordando os músculos e estimulando a circulação. Gatas fêmeas não castradas também podem usar o gesto como forma de mostrar que estão receptivas ao acasalamento. 

Mas o melhor ponto, que vai amaciar até mesmo o ego dos tutores, ficou para o final: os gatos podem fazer pãozinho na sua barriga porque simplesmente gostam de você. 

Da mesma forma que os cães lambem, os felinos massageiam para mostrar que estão confortáveis na sua companhia. Quanto mais feliz o animal estiver, mais forte ele vai amassar. Considere os empurrões um ótimo sinal.

Sair da versão mobile