_Ciência

Por que papéis amarelam?

Entenda por que os papéis amarelam com o tempo.

Quando eu era criança, meus pais tinham uma coleção de jornais históricos e amarelados. Me lembro perfeitamente de um velho Washington Post em uma estante, datado em 21 de julho de 1969, com a manchete “A Águia Pousou — Dois Homens Andam Sobre a Lua”. Ou um desbotado, meio amarelado, de 8 de agosto de 1974, com a grande manchete “Nixon Renuncia”. Estes jornais são fascinantes artefatos de documentação histórica, mostram de momentos marcantes aos mais relativamente mundanos. Infelizmente, eles também eram bem difíceis de ler, devido à coloração amarelada, meio marrom e às letras desbotadas. Então por que jornais antigos — e livros — amarelam? E existe alguma maneira de prevenir isso?

O papel foi inventado por volta do ano 100 antes de Cristo, na China. Originalmente feito de cânhamo molhado que era, então, reduzido a uma polpa — casca de árvore, bambu e outras fibras de planta foram eventualmente usados. O papel se espalhou por toda a Ásia, primeiramente sendo usado apenas em documentos oficiais e importantes, mas assim que o processo se tornou mais eficiente e barato, ele se tornou muito comum.

O papel chegou pela primeira vez à Europa por volta do século XI. Historiadores acreditam que o documento de papel mais antigo do “Ocidente Cristão” é o Missal of Silos da Espanha, que é essencialmente um livro que contêm textos para serem lidos durante a missa. Este papel foi feito de um tipo de linho. Enquanto papel, livros e a impressão evoluiriam pelos próximos 800 anos, com a impressa de Gutenberg chegando em meados do século XV, o papel era normalmente feito de linho, trapos, algodão e outras fibras de plantas. Foi na metade do século XIX que o papel feito de fibra de madeira passou a imperar.

Então o que mudou? Em 1844, dois indivíduos inventaram o processo para fazer papel com madeira. De uma lado do Oceano Atlântico estava o inventor canadense Charles Fenerty. Sua família era dona de uma série de serrarias na Nova Escócia. Conhecendo a durabilidade, baixo custo e disponibilidade da madeira, ele percebeu que ela seria uma boa substituta para a o algodão usado para fazer papel. Ele experimentou com a polpa de madeira e em 25 de outubro de 1844, enviou o papel de polpa de madeira para o principal jornal da cidade de Halifax, o Acadian Recorder, junto de uma nota que explicava a durabilidade e custo-benefício deste papel. Dentro de algumas semanas, o Recorder usava o papel de polpa de madeira de Fenerty.

No mesmo período, o encadernador e tecelão alemão Friedrich Gottlob Jeller trabalhava em uma cortadora de madeira quando descobriu o mesmo que Fenerty — que a polpa da madeira funcionava como um tipo barato de algodão para fazer papel. Ele produziu um exemplo e, em 1845, recebeu uma patente alemã para o processo. De fato, alguns historiadores dão mais crédito a Keller pela invenção do que a Fenerty pelo simples fato dele ter recebido uma patente e o canadense não.

Trinta anos depois, papel de polpa de madeira estava no auge. Mas enquanto a polpa era mais barata e tão durável quanto o algodão ou outros papéis de linho, havia alguns inconvenientes. O mais significante: papel de polpa de madeira é muito mais inclinado a reagir aos efeitos do oxigênio e da luz do Sol.

Madeira é feita primariamente de duas substâncias polímeras — celulose e lignina. Celulose é o material orgânico mais abundante na natureza. É também tecnicamente sem cor e reflete luz muito bem, ao invés de absorvê-la (o que resultaria em opacidade); por causa disso, humanos veem celulose na cor branca. Entretanto, celulose também é suscetível à oxidação, apesar de não tanto quanto a lignina. Oxidação causa a perda de elétron(s) e enfraquece o material. No caso da celulose, isso pode resultar na absorção de um pouco da luz, fazendo o material (neste caso a polpa da madeira) parecer mais embotada e menos branca (alguns as descrevem como “mais quente”), mas não é isso que causa a maior parte do amarelamento de papéis antigos.

Lignina é a outra substância encontrada em abundância no papel, em particular nos jornais. Ela é o composto que faz com que a madeira seja forte e dura. Inclusive, de acordo com o Dr. Hou-Min Chang da Universidade Estadual da Carolina do Norte, em Raleigh, EUA: “Sem a lignina, uma árvore poderia atingir somente uns 2m de altura”. Essencialmente, a lignina funciona como uma forma de cola, ligando com mais firmeza as fibras de celulose, ajudando a manter a árvore muito mais firme, o que faz com que fique mais alta, além de ajudar a resistir à pressões externas, como o vento.

A lignina possui uma cor mais escura por natureza (pense em sacos de papel de pão ou caixas de papelão, nos quais é deixada uma quantidade maior de lignina para fortalecer o papel; isso diminui o valor desse tipo de papel, já que o processo para produzi-lo é menos complexo). A lignina também é altamente suscetível à oxidação. A exposição ao oxigênio (especialmente quando combinada com a luz do Sol) altera a estrutura molecular da lignina, ocasionando uma mudança na forma como o composto absorve e reflete a luz, resultando em uma cor amarelo-amarronzada ao olho humano.

Como o papel de jornais tende a ser feito com processos mais baratos e eficientes (muita polpa de madeira é necessária), é comum os níveis de lignina sejam altos e que ela esteja mais presente em jornais do que em, digamos, papéis para livros, no qual um processo de clareamento é usado para remover um pouco da substância. Assim, conforme o papel jornal vai ficando velho, ele é exposto a mais oxigênio, tornando-se, assim, amarelado mais rapidamente do que os outros tipos de papel.

No entanto, os papeis usados em livros tendem a ter maior qualidade, pois têm boa parte da lignina removida durante um processo de clareamento. É por isso que eles demoram mais a amarelar. Entretanto, os químicos usados no processo para tornar o papel mais branco deixam a celulose ainda mais suscetível à oxidação do que antes, o que faz com que os livros acabem amarelando — mas só depois de longos períodos.

Hoje, para combater o amarelamento, muito documentos importantes são escritos e papéis livres de ácidos e com uma quantidade reduzida de lignina para prevenir a rápida deterioração.

Já para documentos históricos — ou os jornais na casa dos meus pais — não existe uma maneira de reverter o dano causado, mas podemos impedir que a situação piore. É importe armazenar estes documentos ou jornais em ambientes frescos, secos e escuros, da mesma forma que os museus fazem com documentos: armazenando-os em quartos de temperatura controlada com baixa luminosidade. Além disso, prefira não guardá-los em no sótão ou no porão, lugares geralmente mais úmidos e com temperaturas muito variáveis. Caso queira expor estes documentos, coloque-os dentro de vidros com proteção a raios ultravioleta. E mais importante: limite a quantidade de vezes que você manuseia dito jornal ou documento — nada destrói mais uma valiosa peça de papel do que ficar mexendo nela com frequência.

Matt Blitz escreve no popular site de fatos interessantes TodayIFoundOut.com. Inscreva-se no mailing do Today I Found Out’s “Daily Knowledge” clicando aqui or curta eles no Facebook aqui. Este post foi reproduzido com permissão do TodayIFoundOut.com. Imagem de capa Lindsey Turner sob licença Creative Commons.

Sair da versão mobile