Por que seu gato traz bichos mortos para dentro de casa?

Entenda porque eles fazem isso!
Gatos miam com maior frequência para humanos, segundo a ciência
Imagem: Freepik/Reprodução

Quem tem um gato em casa entende bem o seguinte cenário: você chega em casa do trabalho e seu animal de estimação trouxe de “presente” um rato ou barata — e eles ainda ficam chateados se você não gostar. Mas afinal de contas, porque eles fazem isso?

banner

Para entender melhor é preciso voltar um pouco: mesmo domesticados há milhares de anos, os gatos ainda tem o instinto de caça. Então, mesmo com comida disponível e uma casa confortável, os felinos domésticos continuam correndo atrás das presas.

Mas afinal de contas, porque trazer para o tutor esses bichos mortos? A resposta é simples: primeiro, essa é forma de exibir sua conquista aos tutores e a outros animais da casa. E em segundo lugar, pode ser realmente um “presente”. É, na cabeça deles, uma demonstração de amor.

Outra hipótese é que os bichos te veem como um “filhote grande”. Na natureza, as gatas saem para caçar e depois trazem a comida de volta para seus filhotes. Por isso, nossos gatos podem nos ver como “gatinhos não tão eficientes”

É perigoso o gato caçar?

Sem a possibilidade de caçar ratos, pássaros, entre outras presas que lhes são naturais, o gato doméstico pode demonstrar o comportamento caçador direcionado a outros alvos, sejam eles um grão de ração, a perna do tutor, ou até outro pet da casa.

Por outro lado, o ato de caçar bichos estranhos pode colocar a saúde dos pets em risco. Essas presas podem transmitir doenças aos gatinhos, como verminoses.

O ideal é permitir que o gato exerça esse hábito natural, mas com segurança, apostando em brinquedos que ele possa perseguir, como ratinhos de pelúcia, bolinhas e outros itens que se movam.

Este é o chamado enriquecimento ambiental. O tutor deve proporcionar um ambiente estimulante e desafiador que atenda às suas necessidades naturais e instintivas, como com a criação de espaços verticais para escalada e exploração até a oferta de brinquedos interativos e jogos que estimulem o comportamento de caça.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas