As acusações da Apple contra a HTC sobre roubo de patentes receberam bastante cobertura da mídia esta semana. Mas este é apenas o caso mais recente de uma infinidade de processos por violação de patente no mundo dos celulares e smartphones. Isto vai acabar tão bem quanto o filme Cães de Aluguel.

O New York Times nos ajuda a entender as muitas brigas por patentes, com este gráfico que mostra quem está processando quem. A Nokia tem estado bastante ativa, assim como a Kodak. O maior alvo? A Apple.

As empresas processam umas às outras por causa de propriedade intelectual o tempo todo, claro. Mas este volume de patentes de tecnologia móvel é extraordinariamente alto. De acordo com o NYT:

Apesar de o litígio sobre patentes não ser novo no mundo da tecnologia, estes processos, especificamente [aqueles] sobre [tecnologia] móvel, apontam para um mundo móvel em drásticas mudanças. Os advogados com os quais conversei explicaram que a tecnologia móvel ainda está em seu estágio inicial, e estas grandes empresas de computação estão tentando delimitar seu espaço no futuro da computação.

Basicamente, é uma briga por terreno. Empresas que sabem que estão ficando para trás (Nokia, Kodak) estão se mexendo para garantir todas as reivindicações que puderem, enquanto líderes de mercado (Apple) viram grandes alvos.

Isso nos leva para onde? Por enquanto, pra lugar nenhum. Tudo segue na mesma. Mas se as coisas continuarem a ficar mais graves, as consequências poderiam ir de empresas repassando custos legais aos consumidores a proibições decididas pela ITC de importar certos produtos para os EUA. Nesse tipo de luta armada, é raro ver alguém vencer. [NYT]