_iPhone

Por que uma atualização da Apple não vai resolver o problema de sinal do iPhone 4

Este gráfico mostra porque algumas pessoas estão passando pelo problema de queda de sinal no iPhone 4, enquanto outros não conseguiram reproduzir o problema. Ele também explica porque a atualização de software que está chegando para o iPhone 4, que promete barras de sinal mais precisas, não vão resolver o problema da antena.

Este gráfico mostra porque algumas pessoas estão passando pelo problema de queda de sinal no iPhone 4, enquanto outros não conseguiram reproduzir o problema. Ele também explica porque a atualização de software que está chegando para o iPhone 4, que promete barras de sinal mais precisas, não vão resolver o problema da antena.

O que é triste, porque eu estava esperando por uma solução de verdade para o problema da antena em si, não só das barras (eu quero muito este celular, mas quero que ele sempre funcione bem). Depois de conversar com alguns engenheiros de redes sem fio, parece que este não será o caso. Michael Anderson, que trabalhava no laboratório de testes para a FCC (espécie de Anatel americana) da Motorola, aponta que "esta é uma falha fundamental que só pode ser resolvida através de um redesign. Se ele for refeito, todos os testes para a FCC teriam que ser feitos novamente. Este pode ser um longo e lento processo para consertar [o problema]."

Em sua resposta à carta da Apple, Richard Gaywood – PhD em design de redes sem fio pela Cardiff University – acredita que a solução para as barras de sinal é um bom passo para resolver a percepção do usuário, mas não vai resolver o problema de interferência na antena que existe no iPhone 4:

Mas se não há um problema de design atuando aqui, porque eu e o [site] Anandtech ambos mostramos uma atenuação significantemente diferente quando seguramos um iPhone 4 sem proteção, comparado a segurá-lo com um case? E por que a própria Apple recomenda "usar um case" como uma possível solução ao problema?

 

O problema de interferência da antena

De acordo com especialistas consultados pelo Gizmodo, o problema de interferência da antena do iPhone 4 acontece com todo mundo, e não é um caso de barras de sinal mostradas no aparelho. No entanto, algumas pessoas não estão percebendo o problema. Por quê?

O site Anandtech acreditar que o iPhone 4 segura as ligações melhor que iPhones anteriores sob condições fracas de sinal:

Do meu dia de teste, eu percebi que o iPhone 4 tem desempenho bem melhor que o 3GS em situações onde o sinal é bem baixo, a -113dBm (1 barra).

No entanto, ele nota que a posição da mão e tocar a antena na área inferior esquerda também causa mais interferência. Segundo testes científicos conduzidos pela Anandtech, sempre há uma perda de sinal de 19,8dB quando você pega o iPhone 4 naturalmente com a sua mão, com sua pele tocando o ponto maldito. Isto é perder sinal num fator de quase 100. O iPhone 3GS perde apenas 1,9dB neste caso, o que é menos que um fator 2.

Esta mensuração técnica foi demonstrada empiricamente tanto em ligações como no acesso à internet por milhares de usuários no mundo todo, independentemente da operadora.

Mas passar pela perda na transmissão e recepção depende da potência do próprio sinal:

– Se a sua relação sinal-ruído estiver perfeita – por exemplo, quando há um caminho desobstruído entre você e uma torre de celular que não esteja sobrecarregada – uma atenuação de 19,8dB vai deixar você com uma transmissão de dados ainda boa. Neste caso, a interferência não vai causar nenhum problema no uso normal do iPhone 4. As páginas da web vão carregar normalmente e suas ligações vão funcionar bem.

– No entanto, você passa por problemas de transmissão e recepção quando você dispõe de um sinal com qualidade moderada. Como nenhuma rede sem fio fornece transmissão ótima em todo lugar a todo tempo, todo iPhone 4 pode encontrar tais problemas em algum momento. Nesses casos, dependendo do nível da relação sinal-ruído, a atenuação causada pela sua mão pode fazer o sinal do seu iPhone 4 cair a níveis perigosos, causando perda de conexão de dados e queda na qualidade de voz.

– No pior caso, se o sinal da torre já for de moderado a ruim, você não vai poder fazer ligações nem receber dados, como este vídeo mostra:

O problema das barras de sinal do iPhone 4

A Apple diz que tudo é um problema com a forma que o iPhone 4 exibe barras de sinal. Como Richard Gaywood explica, de fato existe uma discrepância entre o sinal real e as barras exibidas no iPhone 4.

Como explica a Apple, o iPhone 4 não exibe as barras de sinal corretamente. Então você pode ter cinco barras, mas o sinal pode ser excelente ou mediano – neste caso, o aparelho deveria estar exibindo apenas três barras.

A disparidade explica porque, quando se toca o ponto problemático da antena, alguns usuários não conseguem fazer o sinal cair para menos de 5 barras. Não importa se eles segurarem o aparelho com força, tocando no ponto maldito, o iPhone ainda mostra cinco barras e os dados continuam fluindo. Enquanto isso, outras pessoas com cinco barras verão o sinal cair para uma barra no momento em que o aparelho tocar suas mãos.

Como o gráfico mostra, no cenário otimista – começando com cinco barras – uma atenuação de 19,8dB não tem efeito nas barras de sinal nem no desempenho. No cenário pessimista começando com cinco barras, no entanto, segurar o iPhone faz tanto as barras como a qualidade do sinal caírem a níveis ruins.

 

Percepção vs. Realidade

Como Gaywood diz em seu artigo comentando as afirmações da Apple, "fazer as barras representarem mais de perto a realidade é um passo à frente, e eu acredito que a percepção do tamanho do problema com certeza foi exagerada pela má calibragem".

A posição da Apple é que a potência do sinal é tão melhor no iPhone 4 que, mesmo considerando-se a atenuação, ela ainda é melhor que no 3GS. Claro que eles diriam isto: eles já venderam alguns milhões de aparelhos. Talvez eles estejam certos, mas eu não me convenci. O problema não é tão grande quanto muitos estão dizendo, mas também não é a ausência de problema da qual a Apple está tentando nos convencer.

Ao fazer as barras mostrarem a potência real do sinal, a Apple vai evitar as barras depencando de cinco para zero. Eles vão resolver um problema de percepção. Mas quem passou por isto ainda vai perder a conexão de dados quando segurar o aparelho. A única diferença é que, depois da atualização, tocar o ponto maldito vai fazer você ir de três barras para uma ou zero. A queda nas barras não será tão dramática, mas a atenuação de sinal ainda vai acontecer.

 

Resolvendo o verdadeiro problema

Então sim, há um problema na forma como o iPhone 4 exibe as barras de sinal. E sim, há um problema com a atenuação de sinal enquanto se pega o aparelho com a mão, que resulta em perda de conexão e redução de qualidade nas ligações.

A Apple diz que provavelmente vai consertar o primeiro problema em uma atualização futura. Mas a atualização não vai afetar o segundo problema.

O verdadeiro problema permanece: de acordo com especialistas em redes sem fio, há um problema no design da antena. O site Anandtech diz, mesmo depois dos elogios ao design, "no fim, a Apple deveria ter colocado uma cobertura isolante na faixa de aço inoxidável, ou deveria ter subsidiado os cases. Simples assim."

E eu espero que eles resolvam o problema logo sem um bumper, porque eu quero muito o iPhone 4. Toda vez que eu vejo a belíssima tela, a velocidade, e a câmera em ação, me dá vontade de ter um.

O gráfico acima usa os números de teste da Anandtech e foi criado por Richard Gaywood como uma atualização ao artigo com a análise da antena do iPhone 4.

Sair da versão mobile