Talvez você já tenha ouvido falar da prática (conhecida lá fora como "card skimming") de roubo de cartões e senhas que usa um leitor adulterado e uma câmera. O fascinante vídeo acima foi capturado por uma câmera usada nesse tipo de golpe.

No vídeo, dá para ver os ladrões colocando a câmera escondida no topo do caixa eletrônico e instalando um dispositivo na entrada de cartões. Este aparelho se parece com uma entrada comum de cartões, mas ela rouba as informações do seu cartão quando você o insere. Depois dá para ver os clientes colocando e repetindo as suas senhas no teclado numérico (apesar de alguns cobrirem o teclado com as mãos — isso aí!).

Segundo a Wired, o vídeo foi apreendido pela polícia no Reino Unido. Mas este tipo de operação está se espalhando pelo mundo e pode acontecer em qualquer lugar. Ano passado, um grupo de quatro pessoas roubou US$ 1.8 milhão de dólares dos caixas de Nova York usando este esquema.

No Brasil, a maioria dos bancos usa um sistema de letras ou sílabas em ordem aleatória que devem ser selecionados em botões ao redor da tela, e que seriam bem difíceis de pegar usando um esquema assim, mas aposto que o povo que não cobriu as suas senhas no vídeo acima também pensava que era pura paranoia. Um pouco de paranoia, nesses casos, não faz mal nenhum.