_

Por que você deve se importar com o HTML5?

A resposta chata: porque ele formará o alicerce onde será construída a internet inteira daqui a alguns anos, e a maioria dos melhores navegadores -- incluindo o Chrome, agora -- têm suporte a ele. A resposta mais legal: porque o HTML 5 é muito foda e deixa existirem coisas legais como esta na internet sem a necessidade de nenhum plugin.

A resposta chata: porque ele formará o alicerce onde será construída a internet inteira daqui a alguns anos, e a maioria dos melhores navegadores — incluindo o Chrome, agora — têm suporte a ele. A resposta mais legal: porque o HTML 5 é muito foda e deixa existirem coisas legais como esta na internet sem a necessidade de nenhum plugin.

Há apenas um ano, essa visualização bacaníssima (e maciiiiiiia), que toca música, exibe animações e tem integração com Twitter, só seria possível em Flash ou Silverlight. Os desenvolvedores precisariam saber uma linguage diferente em um programa diferente, e você, para vê-la, precisaria de um plugin. Agora é possível fazer coisas assim graças às novas especificações do HTML5, que incluem suporte a incorporação de áudio e vídeo, Canvas (para animações com script) e vários tipos de "conteúdo rico" que farão com que a internet de hoje pareça um bando de templates do Geocities daqui a alguns anos. Eu cheguei a mencionar que o YouTube poderá passar a funcionar sem Flash? Sim, isso mesmo.

O estúdio de design 9Elements parece ter escrito o seu site inteiro para trabalhar com HTML5, então atualize o seu Firefox, Opera ou Chrome (quem usa Internet Explorer fica fora da festa — culpe a Microsoft) e dê uma olhada no que eles conseguem fazer. Você vai estar vendo vários sites como este em pouco tempo, e se o seu novo gadget tem suporte a HTML5, considere uma função importante. [9Elements via Reddit]

Sair da versão mobile