“Isto não pode ser verdade” foi a primeira coisa que me passou pela cabeça. Então eu chequei a fonte: o governo da Guatemala. Esta ravina apareceu no último domingo em um cruzamento de ruas na Cidade da Guatemala, capital do país. Só de olhar a foto me dá vertigem.

Uma ravina é uma depressão natural causada pela água que remove a camada subterrânea do solo. Geralmente ela aparece quando o substrato é feito de calcário, rochas carbonáticas, mantos de sal ou qualquer outra rocha que seja facilmente erodida pelo fluxo de água. O processo pode ser lento, mas às vezes a terra simplesmente se abre, do nada. Na Guatemala, tudo aconteceu de repente, e o buraco engoliu uma casa inteira. O motivo: fortes torrentes subterrâneas de água criadas pelo ciclone Agatha.

O tamanho das ravinas vão de pequenas depressões de terreno a buracos de centenas de metros de profundidade. Uma ravina semelhante matou dois adolescentes em 2007, e segundo pelo menos um jornal local, uma pessoa morreu nesta ravina, mas as autoridades não confirmaram. Alguns vizinhos dizem que um edifício de três andares e uma casa foram completamente engolidos pela ravina.

Se julgarmos pela foto acima, parece que pelo menos esta última parte é verdade. [Flickr (um, dois) e CNN via Boing Boing]

Fotos por Paulo Raquec