_Carros

O futuro dos postos de gasolina: robôs enchem o tanque do seu carro

No Brasil, todo posto de gasolina exige a presença do frentista. Bombas de autosserviço, que você mesmo pode usar para encher o tanque, são proibidas por lei desde 2000. Mas e se o frentista for… um robô? As empresas Husky e Fuelmatics estão desenvolvendo bombas robóticas que abastecem seu veículo de forma automática quando você […]

No Brasil, todo posto de gasolina exige a presença do frentista. Bombas de autosserviço, que você mesmo pode usar para encher o tanque, são proibidas por lei desde 2000. Mas e se o frentista for… um robô?

As empresas Husky e Fuelmatics estão desenvolvendo bombas robóticas que abastecem seu veículo de forma automática quando você estaciona no posto. Que mundo maravilhoso.

No momento, o sistema requer um veículo com um tanque de gasolina sem tampa interna. (Você precisaria sair do carro e abrir a tampa externa com a chave, se for necessário.) Então, a bomba é inserida e o tanque é preenchido automaticamente, enquanto um sistema de fecho a vácuo evita vazamento de combustível.

Além de dispensar o frentista, o sistema robótico pode reduzir o tempo de abastecimento em até 30%, o que deve ajudar a reduzir filas no posto. A menos, é claro, que o Brasil proíba algo assim também. [YouTube via Autoline via Autoblog]

Sair da versão mobile