Eu sempre imaginei que pousar uma coisa que se move em outra coisa que se move seria bem difícil, mas eu também sempre achei que helicópteros seriam mais fáceis que aviões. Como esses vídeos demonstram, eu estava muito enganado.

Como helicópteros muitas vezes pousam em navios menores, essas embarcações são mais suscetíveis a se mover muito quando há tempo ruim – o que não acontece com um super porta-aviões de 100 mil toneladas. Este vídeo mostra um teste de “desenvolvimento de limite operacional” de um helicóptero Lynx Mark 90B, pousando no mar agitado no convés de um navio de patrulha Knud Rasmussen da Marinha Real da Dinamarca.

http://www.youtube.com/watch?v=bC2XIGMI2kM

 

Este Sea Knight CH-46, contudo, não teve muita sorte quando o piloto errou parcialmente o convés durante o pouso:

http://www.youtube.com/watch?v=1DDDpI263qE

 

Este Sea King não bateu por causa do tempo, mas devido a um problema no rotor da cauda:

http://www.youtube.com/watch?v=THcqZ3Y5aAw

 

O piloto deste helicóptero antisubmarino Mil Mi-14 russo nem sequer precisa de um convés para bater:

http://www.youtube.com/watch?v=-Cj9wBcslcc