Uma equipe privada de Israel se tornou a primeira a garantir um contrato de lançamento para levar um rover ao espaço e, com alguma sorte, até a Lua no segundo semestre de 2017.

A SpaceIL assinou um acordo com a Spaceflight Industries para lançar seu rover a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. Este é o primeiro contrato comprovado a ser feito por equipes participantes da competição Google Lunar XPRIZE, que promete US$ 30 milhões para a primeira organização privada a pousar na Lua.



Para ganhar a XPRIZE, será preciso pousar na Lua, explorar pelo menos 500 metros da superfície, e então transmitir vídeo e imagens de alta definição para a Terra. Tudo isso deve acontecer até 31 de dezembro de 2017.

Se a SpaceIL conseguir esse feito, ela deixará uma marca na história. Apenas três países conseguiram pousar um rover na Lua: os EUA, a Rússia e a China. Se a tentativa for bem-sucedida, você poderá adicionar Israel à lista.

O rover da SpaceIL não estará sozinho no foguete Falcon 9. Ele ficará em uma cápsula na qual estarão alguns satélites que não irão para a Lua. Quando a cápsula se separar, o rover da SpaceIL será lançado e vai usar “sensores de navegação avançados para guiá-lo à superfície lunar, com engenheiros a postos em uma sala de controle para enviar comandos e correções remotamente, se necessário”.

A SpaceIL, uma organização sem fins lucrativos, é em grande parte financiada por doadores privados, que até agora contribuíram US$ 50 milhões para a causa.

[Google Lunar XPRIZE]

Imagem por SpaceIL