
Povo colombiano esquecido há 6 mil anos é descoberto através de DNA
Cientistas identificaram um novo grupo de caçadores-coletores que viveram há cerca de 6 mil anos. O antigo povo colombiano habitava os planaltos da atual capital Bogotá, na Colômbia, na então ponte de terra entre a América do Norte e a do Sul.
Os caçadores-coletores eram humanos que dependiam da caça e da coleta de recursos naturais para a sobrevivência. Isso, principalmente, antes da invenção da agricultura e da pecuária.
A descoberta foi feita através de DNA antigo, entretanto, os cientistas não sabem exatamente onde os membros desse grupo se encaixam na árvore genealógica. Isso porque eles não são parentes próximos dos antigos nativos da América do Norte, nem têm ligação com os antigos (ou atuais) sul-americanos.
Apenas 4 mil anos depois, esses humanos ancestrais sumiram e um clã humano geneticamente diferente passou a habitar a região. Os pesquisadores não sabem exatamente a causa do desaparecimento — ou se eles se misturaram a um novo grupo maior ou foram expulsos.
A ciência ainda está estudando como a história da disseminação da população humana pelas Américas há milhares de anos, chegando à América do Norte e seguindo para o sul. Como grupos que se separaram desenvolveram sua própria coleção de genes, eles podem servir para reconstruir a árvore genealógica humana.
Por essa razão, analisar mais genes na América do Sul ajudará a confirmar o destino desse novo grupo. Ou, por exemplo, se pode haver evidências de seus descendentes em outros lugares. A descoberta dos antigos genes do povo colombiano é importante para desvendar a história do continente americano.
De acordo com a autora do artigo, Andrea Casas-Vargas, da Universidade Nacional da Colômbia, a confluência entre as Américas é “a porta de entrada para o continente sul-americano”. A nova pesquisa está disponível na revista Science Advances desde a última quarta-feira (28).