O futuro não é acordar como se vivesse em um holograma, vendo informações em realidade aumentada. O futuro é acordar e escovar os dentes direto, sem precisar de creme dental. Se depender de pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, o futuro está chegando: as escovas Soladey limpam seus dentes com íons de titânio.

É bem simples: o cabo da escova tem uma barra de titânio que, quando exposta à luz – do Sol, da lâmpada do seu banheiro etc. – libera íons que reagem com sua saliva e neutralizam a placa bacteriana. A escova só precisa da mesma quantidade de luz que uma calculadora solar, mas quanto mais luz a barra de titânio receber, mais a escova limpa seus dentes. E a barra de titânio, segundo o site da empresa, dura "quase que indefinidamente" – você provavelmente vai precisar trocar a escova só quando as cerdas estiverem gastas.

Mas será que funciona? Bem, testes clínicos parecem confirmar a eficácia de escovas com semicondutores como esta, e os pesquisadores dizem que ela tira até o amarelado do cigarro nos dentes. Claro, se você for um fraco e ainda quiser a obsoleta pasta de dentes, pode passar na escova – mas os pesquisadores recomendam usar só um pouco, se for mesmo necessário.

A escova Soladey está à venda por cerca de 50 reais na Europa, EUA e Canadá. Sim, está meio cara, mas pense no futuro que ela anuncia! Pastas de dente, tremei. [Soladey via Portal Exame via @portal_exame]