Se você acompanha notícias relacionadas a criptomoedas, certamente deve estar de olho na montanha-russa que é o valor de mercado da Dogecoin, principalmente pelos comentários positivos e negativos de Elon Musk. Pois eis que a última fala do CEO da Tesla fez o valor da moeda disparar na noite desta quinta-feira (13).

“Trabalhando com desenvolvedores da Doge para melhorar a eficiência das transações do sistema. Potencialmente promissor”, comentou o executivo. Dito isso, Musk é um conhecido troll da internet com um histórico de usar o Twitter para lançar o mercado de ações em uma espiral sem fim. Então ninguém sabe se ele está falando sério.

Piada ou não, o efeito que a fala de Musk teve no preço do Dogecoin é muito real. De acordo com a Coinbase, o valor da moeda saltou até 18% após o tweet de Musk, e a TradingView relata que sua capitalização de mercado disparou em US$ 10 bilhões (cerca de R$ 52 bilhões na conversão atual). A agitação diminuiu um pouco desde então, mas o valor de Dogecoin ainda está cerca de 11% mais alto em comparação com o preço registrado nesta quinta.

Na quarta-feira (12), Musk anunciou que a Tesla não aceitaria mais pagamentos de veículos em criptomoedas, supostamente por preocupação com o “uso cada vez maior de combustíveis fósseis para mineração e transações de Bitcoin”. Segundo Musk, a Tesla continuará à procura de criptomoedas com maior eficiência energética. E embora seja um objetivo louvável, o fato de Musk só agora reconhecer o quão preocupante é a relação entre mineração de criptomedas e as emissões de gás carbônio faz com que o posicionamento da Tesla não pareça sério como deveria.

Assine a newsletter do Gizmodo

Na última segunda-feira (10), a SpaceX concordou em aceitar um pagamento exclusivamente por Dogecoin da Geometric Energy Corporation, com sede no Canadá, para garantir sua vaga para um satélite de 40 kg a bordo de uma missão espacial programada para 2022. O anúncio fez os preços da Dogecoin se recuperarem um pouco depois de terem afundado por cerca de um terço após a participação de Musk no programa Saturday Night Live.

Desde então, os valores da moeda têm estado extremamente voláteis, mesmo para uma criptomoeda. Sejam os tweets de Musk sérios ou não, seu controle sobre os preços de mercado das moedas digitais é inegável. Resta saber se ele vai falar bem ou mal na próxima vez que se pronunciar acerca da Dogecoin e de outras criptomoedas.